Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Parte 05: Compreendendo as profundas lições de Tiago

Parte 05: Compreendendo as

profundas lições de Tiago

A origem dos conflitos

Tiago 4:1-6: “1 De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. 2 Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. 3 E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. 4 Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. 5 Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.” 6 Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes

7 Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. 8 Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! 9 Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. 10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra”.

Nos versos 1,2 e 3, Tiago nos mostra que conflitos na vida cristã são sempre prejudiciais. Em seguida, Tiago explica que os conflitos surgem por causa de desejos maus que batalham dentro de nossos corações: as vezes queremos mais posses, mais dinheiro, posição social mais alta, mais reconhecimento, e quando não conseguimos o que queremos, podemos lutar a fim de alcançar tais objetivos. Porém, ao invés de agarrar agressivamente o que queremos, devemos nos submeter a Deus, pedindo a Ele que nos ajude a que venhamos nos livrar dos nossos desejos egoístas e confiar nEle, pois é o único que pode nos dar o que realmente precisamos.

Nos versos 2 ao 10, Tiago menciona os motivos pelos quais nossas orações podem não ser respondidas:

· Pedir as coisas erradas. V.3

· Pedir por motivos errados. V.3

· Infidelidade. V.4

· Orgulho. V.6, 10

· Ausência de comunhão e santificação. V.8,9.

O perigo dos julgamentos errados.

Tiago 4:11-12: “11 Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da * lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga. 12 Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?”

Ao ler os versos acima, percebemos que quando falhamos em amar, erramos em julgar ao nosso irmão. Precisamos sempre estar examinando nossas atitudes em relação aos outros. Será que estamos agindo dentro do fundamento do amor ao próximo? Jesus resumiu a lei no mandamento simples do amor a Deus e ao próximo (Mt. 22:37-40).

Quando estivermos prontos para julgar um irmão devemos nos lembrar da lei do amor de Deus, e em vez de julgar procuremos ter uma palavra de edificação. Dizer algo bom a alguém certamente tem mais poder curativo do que simplesmente apontar os defeitos ou fazer juízos precipitados.

Lembre-se do que diz João 7:24: "Não julgueis pela aparência, mas julgai segundo o reto juízo." Há uma ilustração interessante sobre o princípio exposto neste verso:

Um lenhador saiu para a floresta a cortar a sua madeira. A esposa foi à cidade fazer compras, e no berço ficou uma criança de poucos meses de idade. Ambos, marido e mulher, iam voltar logo. Assim, não se preocuparam em deixar a criança sozinha. O lenhador voltou primeiro. Entrando em casa encontrou os móveis revirados e tudo em desalinho. A um canto, o grande cão deitado, todo sujo de sangue. 0 homem, num instante, imaginou toda a cena que se teria desenrolado: "O cachorro atacou o menino e o matou" – pensou. Sem pestanejar, tomou da espingarda e mirou na cabeça do pobre cachorro, e disparou. Depois de ter matado o cachorro, correu para o quarto onde deveria estar a criança. Realmente ela ali estava. Estava viva e sorridente por ver o pai, depois do tremendo susto que deve ter passado. É que ao lado do seu berço jazia uma onça, a qual o cachorro matara em defesa da criança.

Esta ilustração nos ensina que o julgamento apressado, com base simplesmente na aparência, pode nos levar a matar moralmente um grande companheiro e a sacrificar para sempre as melhores e mais longas amizades.

A confiança em entregar o futuro nas mãos do Senhor

Tiago 4:13-17: 13 Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!” 14 Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. 11 15 O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” 16 Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau. 17 Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.

É bom fazer planos, mas eles podem nos desapontar se deixarmos Deus fora deles. Não temos razão para deixar Deus fora de nossos planos, porque o nosso futuro está em suas mãos.

Será que você já pensou no que gostaria de estar fazendo daqui a 01 ano? Ou daqui a 10 anos? Ou até mesmo amanhã? Como você reagiria se Deus resolvesse reorganizar seus planos?

É claro que não devemos viver uma vida desorganizada, mas devemos sempre pedir a direção a Deus. Busque a vontade de Deus em seu planejamento. Ele nunca o desapontará.

Lembre-se: "A Vontade de Deus e boa, e agradável Perfeita Rm. 12: 2.

Salomão diz: "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Pv 16:1). Sempre fazemos mil planos, imaginamos coisas, e queremos tudo na nossa hora. Os seres humanos, em geral, são assim mesmo. As vontades têm que ser realizadas, os pedidos concretizados, mas sempre no nosso tempo.

É difícil, para nós, entender a verdadeira e correta hora. Nosso tempo não é o mesmo de Deus. Deus é soberano acima de todas as coisas, por isso, não conseguimos, muitas vezes, entender o que Ele quer para nossas vidas.

Difícil mesmo é ter que aceitar o contrário de nossas vontades. Será que temos sempre a razão, e nunca estamos errados? Será que estamos apenas interessados em atender nossas próprias vontades? Está na hora do mundo perceber que, independente de crença ou religião, Deus está acima de todas as coisas.

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará." (Sl 37:5)

Ao invés de confiarmos em pessoas, confiemos em Deus. É Ele quem nos dá a certeza de que há uma esperança, de que há uma saída. Nossos problemas vêm, claro, mas é através deles que temos a oportunidade de crescer, através do consolo que apenas o Senhor pode dar. Que saibamos esperar a resposta vinda do Senhor. Com Ele, a vitória é certa!

Na próxima semana, continuaremos. Não perca.

Pr Josias Moura

One thought on “Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Parte 05: Compreendendo as profundas lições de Tiago

  1. Pr. Josias: Sou imensamente grato por enviar mensagens tão especiais da Palavra de Deus para mim. Tenho certeza que o senhor inverte preciosíssimas horas do seu tempo na preparação destas mensagens. Que o Deus Eterno te conceda graça e paz, sabedoria e disposição para que teu ministério seja uma bênção ao mundo. Um grande abraço! Muito Obriagado mesmo! Wilson Maia e Silva. Xinguara – Pará, 23/02/12.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s