Estudo bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Parte 02. Compreendendo as profundas lições espirituais do livro de Tiago. (O pecado, o bem e a prática da vida Cristã)

Estudo Ministrado pelo Pr Josias Moura no culto de doutrina da Igreja Betel Geisel.

Parte 02: Compreendendo as profundas

lições do livro de Tiago

Tiago 1:12-27

Compreendendo a origem do Pecado

Tiago 1:12-15: 12: Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, ao ser tentado diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Tiago inicia estes versos nos ensinando que é feliz o cristão que sabe suportar provações, mantendo-se perseverante. Esse tipo de cristão nunca renuncia a sua fé salvadora em Cristo porque Ele sabe que se for fiel e paciente em esperar sua vitória, receberá sua recompensa.

A recompensa para o crente que sabe perseverar diante das adversidades é a coroa da vida. A coroa nos lembra da grinalda que era colocada na cabeça de um atleta vitorioso depois das competições gregas da antiguidade. Assim a coroa da vida é como a coroa da vitória dada aos atletas vencedores(ver I cor. 9:25). A cora da vida dada por Deus não é glória e honra aqui no mundo, mas a recompensa da vida eterna, que será viver com Deus para sempre. O caminho para fazer do círculo de vencedores de Deus é ama-lo e permanecer fiel a Ele, mesmo sob a pressão das dificuldades.

Nos versos 12 à 15 Tiago fala sobre a origem das tentações. Ele mostra que a tentação vem de nossos desejos interiores, não de Deus. Ela pode começar com um pensamento mau, e se torna pecado quando demoramos neste pensamento e permitimos que ele se torne uma ação.

Como uma bola de neve rolando montanha abaixo, o pecado cresce e se torna cada vez mais destrutivo à medida que permitimos que ele prossiga. O melhor momento para deter uma tentação é antes que esta esteja demasiadamente forte ou se mova rápido demais para ser controlada. E não esqueçamos que Tiago nos ensina que o pecado é produto de uma tentação que transformou-se em ação.

Mas, como escapar da tentação? Os textos de Mateus 4:1-11, I coríntios 10:13 e 2 Timoteo 2:22 nos ensinam alguns princípios práticos. Podemos resistir a tentação de pecar voltando-nos a Deus em busca de forças e escolhendo obedecer a sua palavra.

É fácil culpar os outros e dar desculpas por pensamentos maus e ações erradas. Usamos desculpas tais como: 1)É culpa da outra pessoa, 2)Não pude evitar, 3) Todo mundo está fazendo isso, 4) Foi só engano, 5) Ninguém é perfeito, 6) O diabo me fez fazer isso, 7) fui levado a isso, 8) eu não sabia que era errado, 9) Deus esta me tentando. Uma pessoa que dá desculpas está tentando jogar a sua própria culpa em algo ou em outra pessoa. Um cristão, por outro lado, deve aprender a aceitar a responsabilidade por seus erros, confessa-los, e pedir perdão a Deus.

Compreendendo a origem do bem

Tiago1:16-18: Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. 18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

As palavras dádiva e dom, enfatizam a essência do caráter de Deus. Deus é bom. Tudo que Ele realiza tem como objetivo produzir o bem. Após criar em seis dias o mundo e tudo que nele há, Deus viu que tudo que havia feito era bom (Gn. 1:31).

Portanto, podemos ter a certeza que tudo que acontece conosco, está debaixo da soberania de Deus, e se tudo se submete ao seu poder, podemos concluir que Deus esta trabalhando para o nosso bem.

Em Êxodo 33:19 o Senhor diz: “…Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.”

O verso acima também diz que Ele é o “Pai da Luzes”. A Bíblia frequentemente compara a bondade com a luz, e o mal com as trevas. Em muitas passagens Deus é retratado como luz, como em Salmos 27:1, Isaías 60:19-22 e João 1:1-14.

Algo interessante a destacar é que a luz do sol, da lua e das estrelas muda sempre de intensidade. Ora o sol esta mais forte, ora mais fraco. Porém Deus não segue este padrão, ele é imutável. Nele “…não pode existir variação ou sombra de mudança” v.17.

Assim podemos ter uma grande certeza: Mesmo que as circunstâncias ou as pessoas mudem, Deus não mudará a sua palavra ou as suas promessas.

Aqui gostaria de relatar um testemunho pessoal disso. Minha mãe, a missionária Iris, sempre costuma nos relembrar uma promessa que havia recebido do Senhor quando eu ainda era gerado em seu ventre, onde Deus lhe dizia: Todos os teus filhos serão discípulos do Senhor. Ela sempre nos faz lembrar desta promessa porque tem a convicção de que Deus não mudará a sua palavra, pois nEle “… não pode existir variação ou sombra de mudança.” V.17.

Compreendendo a prática da vida cristã

Tiago 1: 19-27: 19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20 Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. 21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. 22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. 25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

26 Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. 27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

Poderíamos resumir os conselhos dados por Tiago nos versos acima da seguinte forma:

1. Procuremos sempre ouvir mais do que falar. V.19. Quem muito fala descontroladamente pode dizer coisas das quais se arrependerá. Muitos se perdem em suas próprias palavras. Ouvir é sempre uma atitude melhor, pois sempre aprendemos quando somos capazes de escutar.

2. Procuremos sempre evitar a ira. V.19,20. A ira em medida intensa pode levar uma pessoa a ferir, magoar e prejudicar seriamente pessoas. Lembremos que a ira, nos afasta da justiça de Deus. Uma pessoa irada dificilmente consegue ser justa em suas ações.

3. Procuremos nos despojar das qualidades do velho homem. V.21. E ao contrário nos revistamos dos frutos do Espírito. "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22 e 23).

4. Procuremos ser verdadeiros praticantes da palavra. V.22-25. Não vivamos mais um cristianismo de aparências e cheio de religiosidade. Lembremos da palavra de Jesus, que nos ensina que ouvir e praticar o evangelho, nos faz ser como uma casa edificada sobre a rocha.

"Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27.

Tiago nos ensina que se seremos bem aventurados e prósperos em tudo que realizarmos se formos obedientes a palavra do Senhor.

5. Procuremos ter cuidado com o uso da língua. V.26. Tenho aprendido na experiência pastoral que a forma de falar de uma pessoa é um espelho da sua própria vida espiritual. Assim, uma pessoa espiritual e consagrada tem uma forma consagrada de falar e evita viver falando dos irmãos e da sua Igreja. Já um crente carnal só vive sempre falando das falhas dos outros e da sua igreja.

6. Não esqueçamos que cristianismo verdadeiro resume-se em amar e ter misericórdia V.27. Tiago nos lembra que devemos ter sempre uma palavra de ânimo para os que sentem órfãos diante das tribulações. Devemos estar preparados para chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram.

Na próxima semana prosseguiremos nosso estudo. Não perca.

Pr Josias Moura

2 thoughts on “Estudo bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Parte 02. Compreendendo as profundas lições espirituais do livro de Tiago. (O pecado, o bem e a prática da vida Cristã)

  1. parabens pastor josias por por este maravilhoso estudo é muito bom aprender da palavra de DEUS estou aproveitando cada palavra e guardando no coraçao para que possa aprender que DEUS abençoe o senhor que possa sempre ministrar a palavra com sabedoria, e grasa divina.

    Curtir

  2. A PAZ ,GOSTEI DA MENSAGEM ,EDIFICANTE ,MAIS O QUE VEMOS HOJE EM DIA É QUE O SER HUMANO ,OUVE A PALAVRA ,SE EMOCIONA ,CHORA ,MAIS ESQUECE E CAI NO MESMO ERRO,SOMOS OUVINTE SIM ,PRATICANTE NEM SEMPRE .

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s