Estudo para o culto de doutrina da Igreja Do Betel Brasileiro Geisel. Tema: Vivendo para Ser e Fazer Discipulos – A Mensagem do Discipulado

Vivendo para Ser e Fazer Discípulos:

A MENSAGEM DO DISCIPULADO

Texto Básico: Mt 4.17; At 2.38 Texto Áureo: Rm 10.9

Texto Devocional: At 4.12

INTRODUÇAO

O campo onde devemos buscar discípulos é o mundo, "lá fora onde os peca­dores estão", como disse T. L. Osborn. Porém, o tempo para fazermos a obra é HOJE, é AGORA, e que esta tarefa não pode ser adiada.

Uma vez que já sabemos aonde ir (o mundo!) e quan­do ir (agora!), é de extrema importancia a seguinte pergun­ta: Que mensagem devemos anunciar aos pecadores? É a "mensagem que o discipulado deve anunciar" que quere­mos desenvolver neste estudo.

I. MENSAGEM NAO E O CURRÍCULO PARA O DISCIPULADO

Para compreendermos este estudo, é importante saber­mos distinguir bem as duas coisas. A mensagem do discipulado é a pregação da salvação pela fé em Jesus Cristo. A mensa­gem do arrependimento e o convite ao pecador para que se torne um seguidor, um discípulo de Jesus. Enquanto o currí­culo para o discipulado são os ensinamentos do Senhor Je­sus, inseridos na Biblia Sagrada. Duas palavras gregas, usa­das no Novo Testamento, podem elucidar melhor:

1. Kerygma. Significa a pregação do evangelho, a proclamação da Pessoa de Jesus Cristo como Salvador e Senhor. A igreja precisa proclamar (I Pe 2.9; Ap 22.17). E quando ela o faz, muitos pecadores se arrependem e surgem novos discípulos de Jesus.

2. Didaquê. Doutrina, ensinamento ou ato de ensinar (Mt 7.28,29). Aqueles que se tornam seguidores de Jesus, como consequência da prega­ção do evangelho, devem ser imediatamente submetidos a um processo de discipulado ininterrupto, para que cheguem à maturidade. Isto é DIDAQUÊ. O discipulado faz parte do IDE de Jesus para a igreja (Mt 28.20).

II. O QUE É A MENSAGEM DO DISCIPULADO

Seguindo o exemplo de Jesus Cristo, João Batista, os apóstolos e outros pregadores do Novo Testamento, concluímos que a pregação se apoia em três grandes pilares: a) O arrependimento; b) O senhorio de Cristo; c) A verdade de que Jesus é o único Caminho para se chegar a Deus.

1. O arrependimento. João Batista preparou o povo para rece­ber o Messias, pregando o arrependimento (Mt 3.2; Mc 1.4; Lc 3.3,7,8a). O Senhor Jesus, em suas mensagens públicas, chamava os pecadores ao arrependimento (Mt 4.17; Mc 1.14,15; Lc 13.3b). O apóstolo Pedro pregou arrependimento (At 2.38; 3.19); Paulo também (At 17.30). Atra­vés do arrependimento genuíno, o pecador se propõe a mudar de vida e voltar-se para Deus, produzindo frutos dignos do arrependimento (Mt 3.8).

2. O senhorio de Cristo. Só podemos ser verdadeiros discípu­los de Jesus Cristo se o reconhecermos como Senhor absoluto de nossas vidas. Sem o senhorio de Cristo, jamais haverá obediência a Ele. E sem obediência irrestrita ao Mestre é impossível haver discipulado. O discipulado deve começar com a confissão de Jesus como Senhor (Rm 10.9). Para a igreja primitiva, o senhorio de Cristo era de extrema impor­tância. Pois Ele era prezado como "KURIOS", palavra grega que signifi­ca Senhor absoluto, Dono ou Amo. Pedro disse: "…a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" (At 2.36).

3. Jesus, o único Caminho da salvação. O homem deseja ardentemente chegar a Deus. E as religiões apontam-lhe inúmeros cami­nhos. Mas o Senhor Jesus deixou claro que há só um Caminho (Jo 14.6). E os seus discípulos enfatizavam esta verdade aos pecadores: "E não há salvação em nenhum outro…" (At 4.12).

III. NÃO PODEMOS ABANDONAR ESTA MENSAGEM

1. A mensagem é radical. Como vimos, "a mensagem do discipulado" é uma mensagem radical. Isto é, não faz concessões. Mas, infelizmente, a igreja não tem dado ênfase a estas verdades vitais. A tônica, em muitos púlpitos, é o conforto do homem, seu bem estar, sua prosperida­de financeira, carro do ano, luxo etc. "Mas, ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema" (Gl 1.8). Paulo nos dá o exemplo de intransigência que devemos pôr em prática, nunca barateando o evangelho que recebe­mos para anunciar. Certo pastor, falando da dificuldade enfrentada para o crescimento da igreja, disse: "Como é difícil encher a igreja de crentes!" Jesus era seguido por multidões. Mas "discípulos" mesmo, eram poucos!

2. Precisamos fazer uma reflexão sobre a mensagem pre­gada hoje. O cristianismo está virando uma religião popular, os templos estão cheios, mas não há transformação de vidas e, tampouco, maturi­dade espiritual. A igreja precisa refletir profundamente acerca da mensa­gem que tem apresentado ao mundo. Paulo exortou Timóteo, seu discípu­lo: "Prega a palavra" (2Tm 4.2). Nós não temos o direito de pregar outra mensagem. Não temos o direito de inventar nada. Devemos pregar so­mente e nada mais do que a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO

Se queremos ver na igreja verdadeiros discípulos de Jesus, é importan­te começar bem. Precisamos passar uma visão correta aos novos discípulos.

Enquanto a mensagem de Jesus chamava o pecador a um arrepen­dimento genuíno, desapego aos bens e riquezas deste mundo, vemos com estranheza alguns pregadores atraindo pessoas por meio de mensagens de prosperidade material, carro do ano, luxo, riqueza, roupas da moda etc. Mas o que Jesus disse é: "Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Lc 14.33).

PERGUNTAS DO ESTUDO

1. Qual a diferença entre a mensagem do discipulado e o currículo para o discipulado?

2. Você concorda que muitas igrejas têm abandonado a verdadei­ra mensagem? Por quê?

3. Quais as consequências do abandono da verdadeira mensa­gem? Discuta com os outros discípulos de sua classe.

4. Qual era a característica da mensagem de Jesus e de seus discípulos?

5. Qual o significado do senhorio de Cristo?

One thought on “Estudo para o culto de doutrina da Igreja Do Betel Brasileiro Geisel. Tema: Vivendo para Ser e Fazer Discipulos – A Mensagem do Discipulado

  1. e verdade não devemos abadonar essa mensagem porque JESUS veio pregar o arrependimento e fazer discipulo de todas as nações.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s