Estudo Bíblico para a Escola Dominical da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Derrubando o gigante do egoísmo

Derrubando o gigante do Egoísmo

Mateus 22.34-40

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mt. 22:39

O povo brasileiro é egoísta? Justifique sua resposta.

"Cada um por si e Deus por todos!" – Com certeza, você já ouviu esta frase. Ela traduz o conceito que muitos têm da vida. São aqueles que se preocupam apenas consigo próprios. E não são poucos os que só querem levar vantagem. Esta atitude, tão presente no coração humano, que se manifesta nos relacionamentos é chamada "egoísmo".

O dicionário define "egoísmo" como sendo "o amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses". De fato, o egoísta não se preocupa com os outros, mas trata só dos seus próprios interesses.

A ética cristã, emanada do Novo Testamento, é contundentemente contrária às atitudes egoístas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo enfatizar a ética cristã centrada no amor, e despertar o povo de Deus para um viver altruísta, o que, sem dúvida, representa um positivo testemunho ao mundo.

Breve Análise do Texto

A passagem tomada por base para este estudo apresenta o relato de mais uma das tentativas de conspiração dos saduceus e fariseus contra Jesus. A intenção de um dos intérpretes da Lei, ao formular a Jesus a pergunta sobre qual seria o maior mandamento da Lei, era criar uma situação em que Jesus viesse a blasfemar. Certa­mente, o intérprete da Lei se surpreendeu com a resposta de Jesus, pois ele se valeu de Deuteronômio 6.4,5 e afirmou que o maior mandamento consiste em amar a Deus sem reservas. Jesus prossegue e recorre a Levítico 19.18 para dizer que há um se­gundo mandamento, ligado ao primeiro, o qual consiste em amar ao próximo como a si mesmo.

Conforme R. G. V. Tasker, "um homem não pode amar a Deus num sentido real sem amar também a seu próximo, feito como ele à imagem de Deus”. Esta é a mensagem de I João 4.20,21. Os evangelistas Marcos e Lucas também relatam o episódio (Mc 12.28-34 e Lc 10.25-37), mas não dizem que o intérprete da Lei estava experimentando a Jesus.

Enfatizando a centralidade do amor, Jesus declara que "destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (v. 40). Mas, por que são estes dois mandamen­tos os mais importantes? Guilhermo Hendriksen sugere três razões:

1. A fé e a esperança recebem, o amor dá.

2. Todas as demais virtudes estão incluídas no amor.

3. O amor segue o padrão de Deus, pois Deus é amor.

Há uma canção, cuja letra diz: "Amor! Ser cristão é ter amor. Ama o teu próximo como a ti mesmo. Deus é amor". O egoísmo é incompatível com a vida no reino de Deus.

Tópicos para Reflexão

1. CARACTERÍSTICAS E MALES DECORRENTES DO EGOÍSMO

Escrevendo ao jovem Timóteo (II Tm 3.1-9) o apóstolo Paulo o preveniu de que nos últimos dias sobreviriam tempos difí­ceis, quando os homens seriam, entre outras coisas, egoístas. Como já foi ex­posto na introdução, o egoísmo caracte­riza-se pela concentração dos interesses do indivíduo em si mesmo, em detrimen­to das’ necessidades do semelhante.

O ser humano foi criado por Deus para viver numa saudável interdependência –"não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18). O salmista declarou: "Oh, como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!" (Sl. 133.1). A igreja do Novo Tes­tamento se distinguia em virtude de um estilo de vida desprendido e altruísta (At 4.32-37).

Na sociedade moderna verifica-se um acentuado individualismo. Em vez de apro­ximar as pessoas, como pareceria lógico, a globalização acaba promovendo o iso­lamento e o distanciamento. O modelo econômico neo-liberal interfere diretamen­te em nossas relações. O mercado trans­forma-se numa selva, e "salve-se quem puder". O resultado disso é que retroce­demos à mentalidade de Caim: "acaso, sou eu Mor de meu irmão?" Os homens deixam de ser irmãos e parceiros e transformam-se em concorrentes.

A riqueza produzida no mundo e os re­cursos disponíveis são suficientes para garantir uma condição de vida digna a to­dos os habitantes do planeta, com aces­so ao básico: alimentação, moradia, saú­de e educação. Não faltam recursos. O problema é que sobra egoísmo. O egoís­mo é o grande responsável pelas cruéis e brutais desigualdades entre pessoas, po­vos e nações. Mas a Palavra de Deus garante um severo juízo contra aqueles que pensam só em si (Is. 5.8; Lc 12.20,21; Tg 5.1-6).

2. O EGOÍSMO E O MANDAMENTO DO AMOR

A ética cristã está fundada no amor: amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Aí não há es­paço para o egoísmo. A parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25-37) ilustra muito bem o que significa amar ao próximo como a si mesmo.

Aonde prevalece o egoísmo não há amor, nem ao próximo nem a Deus. É por isso que Jesus condenou os fariseus e sua falsa devoção (Mc 12.38-40).

O amor abre caminho para o encontro e a harmonia do ser humano com o Cria­dor, com o próximo, consigo mesmo e com o meio-ambiente. O amor gera vida e li­berdade. Quando o amor determina as nossas relações, aí se estabelecem a fraternidade, a partilha, a cooperação e a justiça.

O egoísmo arraigado em tantos cora­ções e mentes, tem sido um grande em­pecilho para a construção de um mundo mais humano, justo e solidário. Diante da cultura do individualismo e da competitividade que rege o mundo hoje, onde o outro é visto não como irmão e parceiro, mas apenas como concorrente, o povo de Deus é desafiado a deflagrar uma revolução: a revolução do amor (Mt 5.43-48).

3. O DESAFIO A UM VIVER ALTRUÍSTA

"Altruísmo" é o oposto de "egoísmo". Ser altruísta significa ter amor ao próxi­mo, ser abnegado, estar comprometido com causas filantrópicas.

O altruísmo deve ser uma marca in­confundível de todo cristão. É deprimente alguém se declarar cristão, e viver egoisticamente. Em seu livro Ética do Novo Testamento, Heinz Dietrich declara: "Não há amor verdadeiro e pleno, do coração todo a Deus, sem o amor ao próximo".

O altruísmo cristão, ordenado por Jesus, transforma-se num veemente teste­munho ao mundo (Mt 5.16).

O nosso compromisso solidário não pode se limitar à igreja a que pertence­mos. Devemos abrir o coração às neces­sidades que nos rodeiam, e o nosso envolvimento deve ser mais abrangente e efetivo. O evangelho que pregamos, muitas vezes se mostra acentuadamente conceitual e teórico, e pouco altruísta. Aprendamos com Jesus! (Mt 9.35-37; 14.13-21). Pensemos mais em nossos irmãos! Amemos mais uns aos outros!

A influência do modo de vida atual atin­ge também os cristãos. Cada um deve avaliar se está vivendo conforme a ética do reino de Deus, fundada no amor, ou se está simplesmente seguindo o curso des­te mundo.

Nossa vida cristã não consiste em vivermos para nós mesmos, e sim em vivermos para servir aos nossos irmãos. Lembremos que o maior no reino de Deus é medido pela sua capacidade de Servir.

Reflexão Pessoal

1. Você se acha uma pessoa altruísta?

2. Você tem o costume de ajudar pessoas e entidades filantrópicas?

3. Que propósitos você deseja firmar diante de Deus, após este estudo?

Anúncios

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s