Estudo bíblico para a Escola Bíblica dominical da Igreja Betel Geisel. Tema: VENCENDO O GIGANTE DO ORGULHO.

Vencendo o gigante do orgulho

Lucas 18.9-14

“…..porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado”. Lucas 18:14

QUAL O PIOR DE TODOS OS PECADOS?

Hoje trataremos de um dos grandes gigantes da alma: O orgulho. Os antigos mestres cristãos costumavam dizer que o principal pecado, o mal supremo, capaz de deixar a criatura no mais completo estado anti-Deus, é o orgulho.

Há uma tradição comum entre os evangélicos brasileiros que afirma não haver diferença entre "pecadinho" e "pecadão". Mas há pecados que são piores que os outros em suas consequências. A doutrina cristã, na obra da Segunda Confissão Helvética (1562), afirma: "confessamos também que os pecados não são iguais: embora surjam da mesma fonte de corrupção e incredulidade, alguns são mais graves que os outros".

Por que os antigos eram tão radicais em sua crítica ao orgulho, a ponto de considerá-lo um grave pecado? No presente estudo, veremos o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto.

ENTENDENDO O TEXTO DE LUCAS 18:1-8

A conhecida parábola de Jesus, narrada apenas por Lucas, é contada em um contexto que apresenta o ensino do Senhor sobre oração (Lc 18.1-8- comparar com a seção paralela de Lc 11.1-13, na qual o assunto principal também é a oração).

Em Lucas 18.1-8, a ênfase está na perseverança que se deve ter na oração. Já no texto que é o objeto da atenção do presente estudo, a ênfase é dupla: a condenação de uma arrogância altiva e soberba, que engana, levando quem se deixa dominar por ela a pensar que é melhor que os outros e não precisa nem de Deus; e a apreciação de uma atitude humilde, que leva a depender apenas de Deus, e não dos méritos próprios.

­Este texto ilustra muito bem o aspecto negativo do orgulho, e o resultado desastroso produ­zido na vida de quem se julga auto-suficiente e melhor que os outros. Nesta parábola, Jesus utiliza um de seus trocadilhos favoritos: "pois quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado" (Lc 18.14).

A idéia de Deus exaltar os humildes e derrubar os orgulhosos era conhecida, há muito tempo, pelos sábios orientais (cf. Jó 5.11 e 22.29, citada por Elifaz de Temã) e, evidentemente, pelos filhos de Israel (cf. Sl.113.7; Pv 3.34; Is 57.15).

À luz de tantas referências bíblicas, não é difícil concluir que o assunto é da mais elevada importância para a vida dos que querem seguir o Senhor Jesus com fidelidade e obediência. Fazemos bem em prestar a máxima atenção a tão importante questão.

1. O QUE E ORGULHO

O que é orgulho? Trata-se da atitude de considerar-se superior e melhor que as outras pessoas, a ponto de desprezá-las. O orgulho é, portanto, a atitude que leva alguém a considerar-se uma pessoa aci­ma de todas as outras.

C. S. Lewis, em Cristianismo Puro e Simples, afirma: "o orgulho é essencialmente competidor; é competidor por sua própria natureza…”. O orgulho não sente prazer em possuir algo, mas apenas em possuir mais do que o próximo. Dizemos que alguém tem o orgulho de ser rico, ou de ser inteligente ou de ter boa aparência, mas não é assim. A pessoa tem o orgu­lho de ser mais rica, mais inteligente ou de melhor aparência do que os outros. Se todo o mundo se tornasse igualmente rico, inteligente ou de boa aparência, não ha­veria nada do que se orgulhar. É a compa­ração que nos torna orgulhosos: o prazer de estar acima dos outros. Não havendo o fator competição, o orgulho desapare­ce".

Por causa do orgulho, pessoas des­prezam, humilham e oprimem seus seme­lhantes – racismo e preconceito, por exemplo, são manifestações do orgulho. Por isso, o orgulho é um pecado tão gra­ve e sério: sempre alguém encontrará outro que lhe seja superior em uma outra área. E, acima de tudo, e de todos, há o próprio Deus.

Enquanto permane­cermos orgulhosos, não poderemos co­nhecer a Deus. Um orgulhoso está sem­pre olhando de cima para pessoas e coi­sas; e, é claro, quem está olhando para baixo, não pode ver o que está acima de si mesmo". A ruína espiritual proveniente do orgulho reside no fato do orgulhoso amar-se mais que a Deus e, evidentemen­te, mais que às outras pessoas.

Eis o grande problema do orgulho: a pessoa orgulhosa considera-se melhor que as outras pessoas. O orgulho não deixa a pessoa reconhecer que, se tem algo de bom, não é pelo seu próprio méri­to, mas pela misericórdia divina. Portan­to, é errado alguém considerar-se supe­rior a quem quer que seja. No lugar do orgulho, é preciso sentir gratidão a Deus pelas boas dádivas que ele concede.

2. O QUE NÃO É ORGULHO

É preciso distinguir alguns pontos, para que não se entenda uma questão tão importante como esta, de maneira errada. Há pessoas que não querem ser orgulho­sas, mas acabam manifestando uma hu­mildade deturpada. Eis alguns exemplos: a alegria que alguém sente ao receber um elogio não é orgulho. Jesus nos dá a im­pressionante promessa que Deus mesmo elogiará seus servos fiéis (Mt 25.21-23). Quando alguém diz algo bom a nosso res­peito, devemos dar graças a Deus, que nos possibilitou a característica pessoal ou a realização que nos fez receber o elo­gio. O problema é quando uma pessoa é tão orgulhosa que nem dá valor a quem a elogiou, por considerar-se superior a tudo e a todos.

Também não é errado ter "orgulho" de uma pessoa especial, como um pai, ou uma filha, ou por ser aluno de uma deter­minada escola ou funcionário de uma de­terminada empresa. Nestes casos, o que se sente não é exatamente "orgulho", mas uma grande afeição ou admiração, pela pessoa. Esta afeição e admiração não são pe­caminosas em si.

Mas devemos tomar cuidado para que não amemos pessoas ou coisas mais que a Deus. Afinal, "se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo" (Lc 14.26).

3. VENCENDO O ORGULHO

É possível vencer o orgulho? Sim, pela graça de Deus. A humildade é o remédio de Deus contra o orgulho.

Quem é verdadeiramente humilde não vive dizendo, sou humilde, sou humilde, sou humilde. Mas, vive essa humildade nos gestos e atitudes demonstradas nos relacionamentos com as pessoas.

Além disso, é possível cultivar al­guns princípios de vida que são úteis para a vitória sobre o orgulho:

  • Um destes prin­cípios é ser dependente de Deus como uma criança. O Senhor Jesus disse que quem não se tornar como uma criança não entrará no reino dos céus (Mt. 18.1-5). A criança não é arrogante. Não se conside­ra melhor que ninguém. Para vencermos o orgulho, imitemos as crianças.
  • Outro princípio de vida importante para derrotar o orgulho é o serviço. Jesus, o Senhor, serviu sempre. Ele não teve pro­blemas em fazer o que ninguém queria, e lavar os pés de seus amigos discípulos (tarefa que, naquele tempo, era destina­da aos escravos). "Vós me chamais o Mestre e o Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu sendo o Senhor e o Mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Por­que eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13.13-15). Quem serve aos seus semelhantes desenvolve espírito de humildade.

REFLEXÃO PESSOAL.

1. Você já fez uma análise pessoal sincera para verificar se é orgulhoso(a)

2. Você acha que vale a pena ser humilde? Por quê?

One thought on “Estudo bíblico para a Escola Bíblica dominical da Igreja Betel Geisel. Tema: VENCENDO O GIGANTE DO ORGULHO.

  1. humo materia organica em decomposiçao que empresta fertilidade a terra = terra vegetal dai a origem da palavra humildade que segundo o saudoso pastor rubens lopes quer dizer rente a terra obs o galho da arvore frutifera mais carregado de frutos e oque mais se aproxima do chao facilitando ate a uma criança apanha-lo assim e o homem humilde vive sempre ao alcance de todos , porem o galho sem fruto e leve e fica sempre muito alto ninguem consegue aproximar -se dele

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s