Sermão para encontro ou culto da Terceira idade. Tema: Bençãos de Deus para a Terceira Idade

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura no encontro da 3ª Idade realizado na Igreja do Betel Brasileiro Geisel.

Bençãos de Deus para a Terceira Idade

“ 12 O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. 13 Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, 15 para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. ” (Salmos 92:12-15 RA)

1) Introdução

A exemplo das árvores que, quanto mais vivem são “mais belas, mais amigas, vencedoras da idade e das procelas”, o ser humano na terceira idade também pode ter beleza e compartilhar experiencias de vida com as gerações mais novas.

Precisamos compreender que cada etapa da vida tem seus encantos e desafios, porque a vida é um presente de Deus. Aqueles que conseguem chegar à chamada terceira idade são privilegiados, pois conseguiram sobreviver às lutas e tempestades de toda uma existência.

Infância, adolescência, juventude, maturidade… o tempo passa depressa. No dizer do escritor sagrado “tudo passa rapidamente e nós voamos”. As transições da vida são normais e inevitáveis. E a Bíblia nos dá alguns exemplos de pessoas que chegaram a terceira e nesta fase viveram felizes e realizados.

2) Abraão foi um homem que viveu a terceira idade com um sentimento de realização. Quando lemos o que a bíblia diz sobre a vida de Abraão fica fácil entender qual era o segredo de sua felicidade:

 

· a) Abraão foi um homem de FÉ em toda a sua vida.

Desde o dia em que Deus o chamou para sair de sua terra e ir peregrinar em uma terra distante, Abraão aprendeu a confiar em Deus e a depender das Suas promessas. Não é em vão que Abraão ficou conhecido como o pai da fé e “amigo de Deus” (Tiago 2.23; Hebreus 11.8-19).

Quando uma pessoa aprende cedo na vida a confiar em Deus e a depender dele, terá melhores condições de enfrentar as incertezas e lutas da terceira, como Abraão.

· b) Abraão foi um homem OBEDIENTE a Deus em toda a sua vida.

Fé e obediência andam juntas. Abraão cria em Deus e portanto, obedeceu-o. A maior demonstração que deu disso foi quando se dispôs a sacrificar seu próprio filho Isaque por determinação de Deus (Gênesis 22.1-14).

Quem aprende desde cedo na vida a obedecer a Deus incondicionalmente, tem na terceira idade uma consciência tranqüila de que Deus, a quem procuramos servir, jamais nos desamparará.

· c) Abraão ANDOU COM DEUS toda a sua vida.

Através dos anos, ele desenvolveu um relacionamento pessoal e significativo com Deus. Deus fazia parte integrante da sua vida. Diariamente Abraão orava, falava com Deus, procurava ouvir e entender Sua vontade e segui-la. Abraão compartilhava continuamente com Deus as alegrias e dificuldades. Basta ler a história de sua vida para ver como isso é verdade. Não pensem que Abraão foi um privilegiado que diariamente tinha uma visão onde Deus lhe aparecia e falava diretamente com ele. As visões que Abraão teve foram poucas e muito espaçadas entre si, as vezes por anos a fio. Abraão aprendeu a andar com Deus pela fé.

Quando chegou a terceira idade, Abraão já havia andado o suficiente com Deus para saber que o Senhor estava ali, ao seu lado. Que conforto extraordinário nos momentos de solidão!

Muitos irmãos da terceira sofrem o que a psicologia chama de “a Sindrome do Ninho vazio”. Isto ocorre quando os filhos crescem e ao se tornarem adultos saem de casa. Com o passar do tempo todos os filhos já não estão em casa. E agora na terceira idade os pais sentem saudades dos tempos em que todos estavam juntos. Nesta etapa a solidão os atinge.

Mas para os que sentem a solidão Jesus promete: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.

3) No salmo que lemos o salmista declara: “Na velhice ainda darão frutos”. Vejamos então exemplos de homens e mulheres da Bíblia na terceira idade e seus frutos:

  • Calebe aos 85 anos falou de seu vigor.
  • Ana, com 84 anos não deixava o templo, mas adorava a Deus em Lucas 2:36-37
  • Abraão, na sua velhice, creu em Deus e ainda viu Sara ter um filho.
  • Josué, na terceira ainda conquistou muitas terras.
  • Barzilai, semeou generosidade e colheu gratidão na terceira idade. 2 sm. 19:32.
  • Davi, experimentou a fidelidade de Deus na terceira idade. Ele declara no Salmo 37:25: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.”

4) Na revista “família – um presente de Deus existem algumas recomendações para aqueles que estão na terceira idade:

  • Exercite sua comunhão com o senhor todos os dias.
  • De um lugar especial ao Espírito e experimente renovação.
  • Aceite de bom grado o que a vida lhe oferece, sem viver reclamando, porque como diz a palavra: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
  • Mantenha-se ativo, usando o tempo com coisas úteis e que tragam benefícios ao próximo.
  • Tenha uma vida produtiva tanto no seio da família como na casa do Senhor.
  • Fuja do isolamento. Procure ter amigos e mante-los atraves do seu comportamento cristão.
  • Aceite seus filhos; mesmo que que eles não lhe tenham dado o que você esperava, pois são parte do plano de Deus para sua vida.
  • Viva simplesmente com um coração sempre agradecido.

5) Conclusão

Tenho visto por aí que a terceira idade pode se tornar uma fase difícil para alguns ou uma etapa da vida para se viver bem, com alegria e felicidade. Tudo depende de como se encara a realidade.

Como Cristão, você tem motivos para agradecer ao Senhor por lhe ter concedido uma longa vida.

Mesmo que a vida não lhe tenha proporcionado a realização de todos os seus sonhos, ela é um dom de Deus, um presente dado por Ele. Por isso, tenha fé e seja grato, pois como diz Paulo aos Filipenses 1:6, “….aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Que Deus vos abençoe.

Pr Josias Moura

11 thoughts on “Sermão para encontro ou culto da Terceira idade. Tema: Bençãos de Deus para a Terceira Idade

  1. Paz. Estava à procura de uma mensagem que pudesse me trazer subsídio visto que farei uma palestra no primeiro encontro do Ministério da Terceira Idade da PIBG em Vitória/ES. Que Deus continue usando o pastor na ministração de mensagens tão inspirativas.

    Curtir

  2. ESTOU AGRADECIDA A DEUS POR COLOCAR EM NOSSAS VIDAS PESSOAS COM VISÃO ESPIRITUAL E UE ESTÃO SEMPRE APTAS A MINISTRA PALAVRAS VINDA DIRETA DO CORAÇÃO DE DUES OS NOSSOS CORAÇÕES. PR. UE DEUS CONTINUE LHE USANDO COMO CANAL DE BENÇÃOS.OBRIGADA

    Curtir

  3. A PAZ DO SENHOR PASTOR JOSIAS,
    MORA EM UMA CIDADE DO EXTREMO SUL DA BAHIA CHAMADA EUNÁPOLIS E IREI FAZER UMA PALETRAS NO RECANTO DE IDOSOS NOS PRÓXIMOS DIAS. JÁ É DE MADRUGADA E PEDIR AO SENHOR UMA DIREÇÃO SOBREA A MENSAGEM QUE LEVAREI NAQUELE ENCONTRO , LEVANTEI E FUI AO COMPUTADOR EM BUSCA DE ALGO QUE ME AUXILIASSE NA INTERNET, PARA A MINHA GRANDE SUPRESA DEPAREI-ME COM ESSE CONTEUDO MARAVILHOSO.
    BENDITO DE SEJA DEUS! QUE O SENHOR LHE ABENÇOE E O GUARDE SEMPRES
    .

    Curtir

  4. A paz do Senhor Jesus Cristo,agradeço a Deus pelas palavras que Foi ministrada pelo seu servo(voce). Me ajudou bastante para levar a um culto de idoso. Deus continui te abençoando e dando sabedoria cada vez mais na sua Palavra.

    Curtir

  5. Graça e paz, que linda palavra amei porque embora eu não sinta solidão já que tenho o esposo ao meu lado mas sinto saudades dos filhos que formaram suas famílias, hoje eu me consolo com os netos e sou pessoa dinâmica me envolvo com a obra de Deus o que me deixa pra baixo é ver como a igreja atual faz tão pouco por missões e pela igreja perseguida mas faço minha parte orando e tomando posse da benção, que Deus continue abençoando seu ministério!

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s