Reflexão do boletim informativo da Igreja Betel Brasileiro Geisel. Tema: Calma em Deus

Calma em Deus – Salmo 131

Vivemos num mundo dominado pela agitação, as pessoas parecem brigar com a própria sombra, ninguém quer ceder, todos querem ser o primeiro.

Davi em uma época distante da nossa, também estava passando por problemas e vivia em tempos de intranqüilidade.  Grande parte de sua vida ele passou fugindo da perseguição do rei Saul. Neste salmo podemos aprender uma grande lição muito apropriada para os nossos dias, uma lição de solicitude, calma e espera.

Davi através do exemplo de uma criança alimentada nos braços de sua mãe, da seu testemunho dizendo: “assim é minha alma para comigo”.

Humildade X Arrogância: Temos que ter cuidado para não termos nossos olhos altivos e altaneiros, olhar com desprezo para algumas pessoas, com o coração orgulhoso e soberbo. O povo de Israel por um bom tempo abusou de seu nome, achavam-se os melhores. “Por causa do teu furor contra mim e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio na tua boca e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.” (II Rs. 19:28) “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.” – (RM 12:16). A arrogância deve dar lugar a humildade, devemos e podermos ser humildes. Este é o primeiro passo para a calma em Deus, a humildade.

Confiança X Grandiosidade: Devemos falar como Davi: “não procuro grandes coisas, coisas maravilhosas demais para mim, extraordinárias, fora do alcance, não ando atrás em me fazer de entendido em coisas muito difíceis e grandiosas”. As maiores disputas que travamos demonstram o desejo de defender uma opinião num desejo de vencer, mas nem sempre, temos convicção de estarmos certos no que defendemos, pelo contrário muitas vezes não sabemos se estamos certos, apenas nos convencemos disto. “Povo de Deus, confie e espere, coloque você também a sua esperança no Senhor hoje e sempre” BLH v.3 . No lugar de sermos um sabe tudo, temos que aprender a confiar em Deus e esperar a resposta dele, não tentarmos fabricar a Sua vontade. “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” – (SL 139:6) “Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.” – (JÓ 42:3) “E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores.” – (JR 45:5)

Calma X Desespero: Davi disse que era calado, tranqüilo e sossegado: “tenho acalmado e aquietado a minha alma, acalmei e fiquei em paz, meu coração está calmo dentro de mim, calada e sossegada é minha alma para comigo”

Uma experiência extraordinária é encontrar a paz em meio a dificuldade, esta é a conseqüência de quem espera no Senhor. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” – (SL 42:5) “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.” – (SL 62:1) “Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.” – (LM 3:26) “Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.” – (1SM 30:6).

Aguardar em silêncio como uma criança desmamada é uma atitude cristã em meio as dificuldades, a gritaria e o desespero são atitudes de quem não tem a quem recorrer.

 

ACESSE AQUI O BOLETIM DA NOSSA IGREJA:

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s