Estudo para EBD missionária. Tema: Porque precisamos ser uma igreja Missionária?

a_igre11Estudo bíblico ministrado em nossa Escola Bíblica missionária em ocasião da I semana do despertamento missionário realizado no Betel Brasileiro Geisel

PORQUE PRECISAMOS SER UMA

IGREJA COM VISÃO MISSIONÁRIA?

Texto: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!”  (I cor. 9:16)

1. Introdução

Neste estudo procuraremos ver porque a grande tarefa da Igreja do Senhor é ganhar vidas para Cristo. Ao tratar de um tema como este precisamos lembrar o que Jesus nos ordena: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura..”.

Zinzedorf, que foi um homem de Deus usado na evangelização, certa vez disse: “Meu destino é proclamar a mensagem, sem me importar com as conseqüências pessoais para mim mesmo”.

Enquanto podemos encontrar pessoas que não medem esforços para evangelizar, também encontramos aqueles que estão totalmente descomprometidos com a pregação do evangelho. Assim, observamos que algumas pessoas não evangelizam por não saber como fazer e outros por que não querem.

Alguém já disse que “a igreja não é um clube de iates, mas uma frota de barcos de pesca”. A missão de cada crente é a de anunciar o evangelho.

Procuraremos entender nas linhas seguintes porque devemos ser uma igreja missionária com a visão de ganhar vidas para Cristo:

2. Precisamos ser uma igreja com visão missionária porque há uma ordem para evangelizar

  • Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
  • I Coríntios 9:16 Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!
  • Eclesiastes 9:10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Quem não se dispõe para falar de Jesus esta cometendo o pecado de omissão. Esta é a razão porque muitos não tem sido abençoados pelo Senhor. Não oram mais pelos perdidos, não contribuem financeiramente na obra, não ajudam, não participam.

Paulo disse: “ai, de mim se não anunciar o evangelho…”

Charles Spurgeon diz: “Ganhar almas deveria ser a principal atividade de todo crente verdadeiro”. Concordo com Charles Spurgeon. Muitos pastores tem perdido tempo precioso, resolvendo problemas de crentes que já conhecem o caminho e o plano de Deus, quando poderiam estar ganhando novas vidas para Cristo.

TEMOS UMA ORDEM PARA ANUNCIAR, FALAR DE CRISTO. NÃO PERCAMOS TEMPO COM COISAS SECUNDÁRIAS.

3. Precisamos ser uma igreja com visão missionária porque há uma recompensa para aqueles que trabalham.

2 Cor. 5:10-11: 10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. 11 E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça.

Haverá uma prestação de contas. E isto que nos ensina a parábola dos talentos em Mt. 25:13. Alí, os servos recebem do Senhor talentos. Um recebe um talento, outro dois, outro cinco. Aquele que recebe um talento, comparece mais tarde diante de Cristo sem ter multiplicado seu talento. Então é repreendido por isso. Por se acomodar é chamado de servo mau e negligente. Cuidemos nós para que não sejamos encontrados por Deus como o servo negligente.

Será que estamos realmente trabalhando no reino de Deus? Será que temos agido como testemunhas? Será que temos pregado o evangelho aos nossos amigos?

No dia do grande tribunal de Cristo, haverá prestação de contas. Teremos três grupos que estarão neste tribunal:

  • O grupo cujas mãos estão vazias. Há um hino na harpa cristã que diz: “Posso tendo as mãos vazias, com Jesus eu me encontrar, quantas almas poderia, ao Senhor apresentar?
  • O grupo com mãos cheias, porém de palha, feno e madeira. São aqueles que fazem o trabalho, em busca de aplauso, honras, reconhecimentos e glória. Não terão nada de Deus, porque não trabalharam por amor.
  • O grupo que tem nas mãos: prata, outro e pedra preciosa. Estes são aqueles que com a semelhança do jovem que deu cinco pães e dois peixes, para Jesus alimentar uma multidão, mas até hoje permanece no anonimato. Ele não estava preocupado com a glória pessoal. Ele procurava apenas servir. Para o que serve haverá recompensa.

Lembremos do que nos diz Jesus em Lucas 18:29: “…Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus,30 que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna”.

4. Precisamos ser uma igreja com visão missionária, porque temos a obrigação de apresentar frutos

  • João 15:5: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
  • Mateus 7:19: “Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.”

Quando um cristão tem real experiência com Deus, ele dá frutos. Sua comunhão e testemunho comprovam-se por meio de frutos. Essa é um lei espiritual. Quem está em Cristo dá frutos.

Andrey Murray diz: “Você já notou a diferença existente na vida cristã entre obras e frutos? Uma máquina pode realizar sua obra; só a vida produz fruto.”

Lembre-se que os frutos são do Espírito Santo. Estão a sua disposição. Busque-os ter em sua vida. São eles que nos aperfeiçoam na realização da obra. Peçamos também os dons. São estes que nós capacitam com habilidades para servir. Sem os frutos e dons do Espírito não conseguimos ir adiante.

5. Precisamos ser uma igreja com visão missionária porque essa é uma condição para o crescimento da Igreja.

Falando da Igreja primitiva Lucas diz em Atos 2:47: “…louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

Deus acrescentava pessoas a Igreja primitiva, mas aquele povo trabalhava. Eles oravam aguardando a promessa. Eles pregavam o evangelho e Deus fazia a sua parte. FAÇAMOS A NOSSA PARTE QUE DEUS FARÁ A DELE. Só a crescimento de uma Igreja quando há esforço nosso em ganhar vidas para Cristo.

6. Precisamos por fim, dizer algumas coisas importantes:

  • Uma Igreja não cresce quando está acomodada, e conformada com o fato de não crescer. O fato, é que alguns resistem a idéia do crescimento, pois não gostam de mudanças, de gente nova chegando e se convertendo. Deus quer mudar isso em nossas vidas. Crescer é algo sadio é bom. Deus deseja isso para nós. Portanto, faça a sua parte. Ajude, e não seja pedra de tropeço.
  • Uma igreja sem novos convertidos é como uma mulher estéril, que sofre de algum tipo de anormalidade. Filhos espirituais são sinal de saúde na Igreja.
  • Finalmente, quando a Igreja se propõe a ganhar almas, ela cresce em todas as direções, pois esta fazendo algo que agrada ao Senhor. Assim sendo, participemos todos deste grande projeto de Deus, que é fazer discípulos em todas as nações.

Pense em tudo que foi discutido neste estudo e procure conscientizar-se, que Deus que usar a sua vida resgatar as vidas que estão sendo destruídas pelo pecado.

“A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”. Isaias 6:8

Pr Josias Moura de Menezes

3 thoughts on “Estudo para EBD missionária. Tema: Porque precisamos ser uma igreja Missionária?

  1. Foi muito importante para mim esse estudo pois eu precisava muito desse encino
    Deus tem falado muito em meu coração para fazer a obra Dele eu estava sempre achando q fazer a obra de Deus era estar na igreja e em todos os culto e ajudando na limpeza mais agora sei q preciso ir além disso q é levar a palavra de Deus aos necessitado

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s