Sermão: 05 lições que aprendemos com o uso do lápis

Palavra ministrada pelo Pr Josias em Culto de ação de graças de Escola de educação infantil.

5 lições que aprendemos

Com o uso do lápis

1. Introdução

Nós podemos imaginar a nossa vida como um lápis. Do mesmo jeito que o fabricante envia um lápis para ser usado pelas pessoas, Deus nos enviou ao mundo. E aqui no mundo temos uma missão a cumprir. Precisamos entender que há um plano de Deus sobre as nossas vidas.

2. Ao observar o uso do lápis, aprendemos algumas coisas importantes:

 

2.1 Podemos fazer grandes coisas com o lápis, mas nunca devemos esquecer que existe uma Mão que guia seus passos.

Sem uma mão o lápis nada faz. Nas mãos de um artista o lápis pode produzir grandes obras de arte.

Há também uma mão sobre nós. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.

Josué 4:24 diz: Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias.

Sem a mão de Deus sobre nós, nada somos. Jesus diz: “Sem mim nada podeis fazer…” (joão 15:5b).

A mão de Deus nos guia, nos conduz, nos protege, nos sustenta. Você teria coragem de deixar seu filho pequeno atravessar sozinho uma Avenida no Centro de Natal? A primeira coisa que você faria era dar sua mão para seu filho. Sem a mão de um pai, uma criança não teria muita chance de sobreviver em uma rua perigosa.

Salmos 18:16 Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas.

Sem a mão de Deus, não temos muita chance, de conseguir vencer muitos dos obstáculos que surgem diante de nós.

Martinho Lutero disse: “Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia”.

2.2 De vez em quando é preciso parar de escrever e usar o apontador.

O apontador faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado, e bem melhor para ser usado.

É assim também com você. As vezes Deus quer nos tratar, nos corrigir, nos transformar e tirar do nosso caráter tudo não é útil para seu reino.

Saiba suportar algumas provações e dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor, e você estará mais afiado e preparado para enfrentar as mais diversas situações da vida.

Eclesiastes 10:10 diz: “Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força;…..”

Deus disse a Jeremias no cap. 18: “Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:2-6 RA)

Meu irmão, Deus trata, restaura, transforma, e cuida daquele a quem ama. Coisa boa e estar nas mãos do oleiro, porque a cada dia ele nos faz melhor.

2.3 O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que está errado.

Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

As vezes precisamos apagar lembranças do passado, às vezes precisamos parar e corrigir o que está errado em nosso dia dia, e fazermos o que é certo. Se a tua consciência diz que você fez algo errado, é tempo de corrigir meu irmão!

ILUSTRAÇÃO. Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:

– Pai, quanto o senhor ganha por hora?

O pai, num gesto severo, responde: Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe. Não amole, estou cansado!

Mas o filho insiste: – Mas papai, por favor, diga, quanto o senhor ganha por hora? A reação do pai foi menos severa e respondeu: – Três reais por hora. – Então, papai, o senhor poderia me emprestar um real?

O pai, cheio de ira e tratando o filho com impaciência, respondeu: – Então essa era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais!

Já era noite, quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doida, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: – Filho, está dormindo? – Não, papai! – o garoto respondeu sonolento e choroso.

Olha, aqui está o dinheiro que me pediu: Um real. – Muito obrigado, papai! – disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama. – Agora já completei, papai! Tenho três reais. Poderia me vender uma hora de seu tempo?

O pai reconhece que estava errando, ao colocar em primeiro lugar seu trabalho, e deixar de lado o diálogo e a amizade com seu filho.

MORAL. Às vezes, precisamos reconhecer que é hora de mudar. É preciso consertar as coisas que estão erradas, apagar o passado e fazer o que é certo.

2 Coríntios 5:17 diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Hoje, Deus esta pronto para passar uma borracha no teu passado, e mostrar que diante de você há um novo e vivo caminho.

2.4 O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.

Da mesma forma o que está dentro de nós é mais importante do que a aparência. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.

Quando o profeta Samuel chega a casa de Jessé (I samuel 16:6) para escolher e ungir um novo rei, ao ver Eliabe, filho de Jessé, Samuel diz: “Certamente, esta perante o Senhor o seu ungido”.

Veja o que Deus responde em 1 Samuel 16:7: “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

Deus vê o que esta dentro de você. Se dentro de há um coração sedento, há um desejo de agradar a Deus, saiba que Deus está vendo isso e te abençoará por causa disso.

2.5 O Lápis sempre deixa marcas.

Existem pessoas que passam pelas nossas vidas e não deixam marcas.

Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços e marcas em outras pessoas.

Precisamos lembrar que Jesus deixou marcas em tudo que realizou por nós. O apóstolo Paulo diz em Gálatas 6:17: “…ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”

ILUSTRAÇÃO.

Quando eu era menino, peguei um lápis e risquei uma parede branca com muita força. As marcas eram tão fortes que não saíram. Foi preciso pintar novamente a parede.

MORAL. As pessoas que encontramos em nossa caminhada precisam ser marcadas fortemente por nosso testemunho. As marcas do teu testemunho precisam ser tão fortes que serão lembrados por muitos anos. Há gente aqui que deixará marcas profundas na vida de outras pessoas.

3. Conclusão

O lápis é um instrumento. E um instrumento faz o que seu dono quer. Nós também somos instrumentos para executar os projetos e planos de Deus. Porem, Deus colocou em nós, o livre arbítrio, e podemos obedecer ou desobedecer a Deus.

Lembre-se meu irmão em toda a tua caminhada, que obedecer a Deus traz recompensas, privilégios, bênçãos e possibilidades de grandes conquistas.

Pr Josias Moura

5 thoughts on “Sermão: 05 lições que aprendemos com o uso do lápis

  1. Graçs e paz da parte de Cristo Jesus,
    que o Deus todo poderoso possa continuar lhe abençoando e colucando no vosso coração palavras como este.
    bços

    Curtir

  2. A paz do SENHOR pastor josias moura, eu quero te agradecer pelas mensagem que DEUS colocou no seu coração para edificação de todos aqueles que gostam de uma palavra com base biblica, meu abraço para meu irmão em cristo do pastor carlos alberto de diadema da Igreja pentecostal da Biblia ministério porta da vida.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s