ESTUDO SOBRE O TEMA: A ORAÇÃO DO PAI NOSSO

Mateus 6:9-13

Introdução

1. “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome…” v.9

Que maravilha é podermos ter um pai celestial, santo, poderoso e perfeito. É assim o nosso pai celestial. Temos o privilégio de poder invocar o seu nome e vermos o seu agir eficaz em nossas vidas. Invocar o “Pai nosso…” significa acessar a presença de alguém que nos dá acesso coletivo. Todos nós, podemos falar com Ele e buscar as suas bênçãos eternas e perfeitas para nossas vidas. Nenhum cristão pode dizer que não tem um pai. Deus é o “pai nosso…”.

Sua natureza eterna e celestial é santa. Por isso sempre invocamos a sua santidade. Isso significa que Ele não peca, não se mistura com a impureza. Mas ao mesmo tempo nos ama. Ele não ama o pecado, mas ama o pecador.

2. “…venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;” v.10

Precisamos invocar a presença do reino em nossas vidas. O reino de Deus é um reino de justiça, de vida e vitória. Não podemos viver a vida cristã sem a presença deste reino em nós.

Existem condições para termos acesso ao Reino De Deus:

Em Mt. 5:3, Jesus diz que é preciso ser humilde para Ter o Reino de Deus. Não podemos ser orgulhosos no tratamento com as pessoas se queremos entrar no Reino de Deus. Não podemos pisar nas pessoas nas pessoas se queremos entrar no Reino de Deus. Este reino é conquistado através da humildade.

Em Mt. 25: 34,35, Jesus estabelece outra condição para entrarmos no seu reino. A condição é: Temos que trabalhar para termos a herança do Reino de Deus. Infelizmente, muitos crentes ficarão sem esta herança, ficarão com mãos vazias. Esses crentes não evangelizaram suas famílias, seus amigos e vizinhos, nunca levaram a sério a necessidade de conquistar o Reino, e por isso ficarão de mãos vazias. Desperte-se amado irmão, abra seus olhos, porque o Reino de Jesus vem para aqueles que trabalham por Ele.

3. “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;” v.11

Deus promete que vai suprir nossas necessidades de cada dia. Há muitos crentes ansiosos, preocupados, com ter uma boa casa, um carro zero, um bom emprego, filhos na faculdade, etc… Essas preocupações podem nos fazer esquecer, que tudo que temos e somos vem de Deus.

Algumas pessoas bem sucedidas, são incapazes de crer num Deus supridor. Estas pessoas lutaram tanto para ter sucesso, que acreditam apenas em suas próprias capacidades. E dizem: “Ah, eu consegui tudo através do meu esforço. Ninguém me deu nada. Eu não preciso da religião, e muito menos da Igreja. “

As vezes Deus permite que percamos bens e patrimônios importantes para nós, para que entendamos que tudo o que conseguimos foi pela misericórdia de Deus em nossas vidas. Aprenda a crer na providência de Deus em sua vida e agradecer ao Senhor por tudo que Ele tem te dado. Então Ele te dará mais.

4. “…e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” v.12

Ausência de perdão, significa em nossas vidas, ausência da presença de Deus e suas bençãos. Se vamos a Igreja cultuar a Deus, sem termos perdoado alguém, nosso culto é rejeitado por Deus. É este o ensino de Jesus em Mt. 5:23-24. Antes de oferecermos nosso culto a Deus, precisamos perdoar.

Quem não perdoa vive amargurado. Uma vez uma jovem estava em um culto, ouvindo falar sobre a importância de uma família ser salva. Seu semblante começou a ficar alterado, com ares de amargura e tristeza profunda. O pastor notou, e ao fim da reunião foi investigar o que acontecia com aquela irmã. Ela disse: “Pastor, há muitos anos não consigo experimentar a presença de Deus em minha, porque não consigo perdoar meu Pai. Ele fez muitas coisas erradas comigo.”

As vezes só conseguimos perdoar quando o bálsamo do Espírito Santo é passado em nossos corações. Talvez você esteja precisando disso, neste momento. Talvez você necessite de cura, para que possa perdoar.

5. “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” v.13

Um jovem insistia com o Pai, pedindo a sua herança. O Pai dizia: “Filho, não é hora de você receber esta herança, é muito cedo”. Porém o rapaz era insistente. Então, o Pai resolveu dar a herança do Filho. Resultado. O filho gastou tudo bem rápido, e ficou na miséria.

Alguns crentes oram a Deus e pedem coisas absurdas. Uma vez um irmão orava: “Jesus, eu quero ser rico.” Será que você está preparado para ser um rico, que não vai esquecer de Deus? Certamente, Deus não tem dado uma prosperidade de riqueza a muitos crentes, porque estes não estão preparados para enriquecer.

Provavelmente, as riquezas sejam o motivo da queda e ruína espiritual de muitos crentes. Não devemos pedir a Deus coisas que nos tentem a nos desviamos da vontade e do amor de Deus. Nossa oração deve ser: “Deus, me livra do perigo das tentações. Não me deixe ser dominado pela ambição e avareza, que podem destruir a minha fé”.

Peça a Deus que guarde o seu coração, para que você não seja tentado a pecar contra Ele. Muitos, no anseio de prosperar e enriquecer tem deixado Deus.

6. Conclusão

Precisamos orar como Cristo nos ensinou. É esta oração que funciona, e que Deus responde.

É através deste modelo de oração que podemos aprender a falar com nosso Pai de forma agradável.

Que Deus nos ajude a orar como Jesus nos ensinou. Amém!

Pr Josias Moura

9 thoughts on “ESTUDO SOBRE O TEMA: A ORAÇÃO DO PAI NOSSO

  1. O primeiro parágrafo da oração do PAI NOSSO refere-se única e exclusivamente ao nosso DEUS e PAI.
    A oração sugere que primeirissimamente O SANTIFIQUEMOS, em seguida ela apresenta UM DIREITO nosso, uma petição: “VENHA A NÓS O TEU REINO”, porém, esse direito requer UM DEVER: “SEJA FEITA A TUA VONTADE”. Aliás, um ponto IMPORTANTÍSSIMO que o sincero pastor ESQUECEU DE FRISAR.

    É bem verdade que para alcançar O REINO DE DEUS é preciso ter amor, fé, ser humilde, manso, trabalhar no serviço evangelístico com firmeza, etc. Mas se NÃO FIZERMOS A VONTADE DE DEUS, seremos então como o mau exemplo do JOVEM RICO, que se julgava ser TUDO DE BOM, no entanto se recusou a aceitar a Cristo Jesus como seu salvador.

    A MINHA PRECIOSA PERGUNTA É:

    Onde está registrada a VONTADE de DEUS para que ANDEMOS NELA?

    A Bíblia apresenta a resposta: Exodo. 20: 3-17.

    Nos DÉZ MANDAMENTOS é claro.

    E vale lembrar que todos os preceitos, regras, prescrições, etc, registradas na Bíblia de Genesis ao Apocalipse, estão centralizados nos DÉZ MANDAMENTOS, que por sua vez se resume em DOIS:
    1 – AMAR A DEUS
    2 – AMAR O PRÓXIMO.

    1 – Os QUATRO primeiros referem-se a amar a DEUS.
    2 – Os SEIS últimos referem-se a amar o próximo.

    Estes dois porém, estão CENTRALIZADOS no AMOR.

    De fato,
    QUEM AMA OBEDECE…QUEM AMA FAZ A VONTADE DE DEUS…
    QUEM AMA GUARDA A LEI DEUS.
    Não para se justificar, mas porque foi SALVO PELA GRAÇA. Amém.

    Pois uma pessoa que quer se justificar por OBRAS é aquela que age como o JOVEM RICO AGIU:

    GUARDAVA OS MANDAMENTOS, MAS
    REJEITOU A CRISTO.

    Portanto o PONTO CRUCIAL da oração do PAI NOSSO concentra-se no FAZER A VONTADE DE DEUS.

    Porque podemos pedir Seu reino, pedir o pão de cada dia, pedir Seu perdão, pedir Seu livramento, pedir que não nos deixe cair em tentação. Mas se NÃO FIZERMOS SUA VONTADE, nada disso fará sentido.

    Então fica aqui OS TRES INGREDIENTES que compõem a FÓRMULA da felicidade.

    AMOR, FÉ, SABEDORIA.

    – Para que não vivamos ensinando por aí que ser SALVO PELA GRAÇA significa ABOLIR qualquer coisa registrada no ANTIGO TESTAMENTO, e Contemplar APENAS o novo.
    – Para que não ensinemos que A LEI DE DEUS FOI ABOLIDA (Absurdo)
    – Para que entendamos que SER SALVO PELA GRAÇA consiste em OBEDECER À PALAVRA DE DEUS, na qual a SUA SANTA LEI FAZ PARTE.
    – Para que entendamos que A BÍBLIA É UMA SÓ (Antigo e Novo Testamentos), e que UM TERRÍVEL ATENTADO CONTRA A PALAVRA DO NOSSO DEUS ACONTECEU quando homens, guiados pelo pai da mentira, ELIMINARAM O ANTIGO TESTAMENTO e agora tem publicado APENAS O NOVO e assim tem enredado muitos sinceros irmãos ao ENGANO.

    Para que entendamos uma vez para sempre que quando JESUS alertou que viriam os FALSOS PROFETAS, significaria que teriam então OS VERDADEIROS, e que ELE mesmo nos ensinou como IDENTIFICÁ-LOS:

    “PELOS SEUS FRUTOS VOS CONHECEREIS”

    Então vamos raciocinar juntos:

    Culto a Santos e imagens de escultura DENTRO DA IGREJA, é bom ou é mal fruto???
    R: Claro que é mau fruto.

    Política DENTRO DA IGREJA, é bom ou é mau fruto???
    R: É mau fruto, claro. Pois, professos “homens de Deus” usam o nome de Deus para se promover nesse meio e como sabemos quase sempre muitos estão envolvidos em CORUPÇÃO, quando não estão ali apenas POR INTERESSE FINANCEIRO.

    Musicas gospel com RÍTMOS de axé, forró, tecno, hip hop, samba, melody, funk, rock, etc, DENTRO DA IGREJA, é bom ou mau fruto???
    R: É claro que é mau fruto. Porque o pai da mentira que ENTENDE TUDO DE MUSICA, usa a estratégia mais mortal que ele possui. MISTURAR A VERDADE COM A MENTIRA, para assim enganar, SE POSSÍVEL, os próprios eleitos.

    Pois essas músicas apresentam exatamente esse paralelo:

    1 – A letra fala das coisas DIVINAS. (Verdade)
    2 – A melodia fala das coisas DO MUNDO ( Mentira)

    Assim sendo que está sendo adorado é o próprio satanás.

    Pois sabemos claramente que esses ritmos, agradam os ouvido humanos NÃO OS OUVIDOS DE DEUS, porque a Bíblia ensina que devemos ADORAR AO NOSSO DEUS com salmos, hinos e cânticos espirituais.

    Portanto FAZER A VONTADE DE DEUS VAI MUITO ALÉM de ir à igreja todo dia, ler estudar a Bíblia, orar, jejuar, cantar, evangelizar, etc.

    A Graça do Senhor Jesus seja com todos.

    Curtir

  2. Caro amigo e colega gostei das analises que fazes neste Estudo que Deus continue ti usar para Honra e Gloria do Seu Santo Nome…Aiam go

    Curtir

  3. todas as vezes que tenho dúvidas ou quero algo a mais, recorro ao Espírito Santo e confirmo por meio da Bíblia e depois Pr. Josias. te admiro no Senhor.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s