Sermão para santa ceia. Tema: Buscando uma vida de santificação.

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura no culto de santa ceia da Igreja Betel Brasileiro Geisel.

Buscando uma vida de santificação

Romanos 6

1) Introdução

O capitulo 6 de romanos é especialmente importante porque ele nos mostra o quão é importante cultivarmos uma vida de santificação.

Através de toda a Bíblia, a santificação tem sido um elemento essencial na relação entre Deus e seu povo. Esta qualidade de ser separado do pecado é uma característica fundamental da santidade de Deus, que tem que ser desenvolvida como parte do caráter de seus filhos.

Observamos que desde a criação, Deus quis um povo santo. E por isso, Ele desejou uma comunhão especial com nós homens, para que fossemos capazes de andar com Ele. É por isso que vemos no Gênesis, que Adão e Eva andavam no mesmo jardim que Deus, e falavam com ele. Mas logo pecaram e perderam esta convivência especial. Foram expulsos do jardim do Éden e agora separados de Deus, experimentaram as consequências daquilo que chamamos de morte espiritual.

Mas Deus escolheu os descendentes de Abraão, o nosso pai exemplar de fé, para serem um povo santo, ou povo separado para seus realizar seus propósitos. Ele convocou o seu povo para que procurasse cultivar uma vida de santidade. Em levítico 11:44-45 Deus diz ao seu povo: "Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo. . . Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo" .

Nos dias de Hoje, Deus ainda quer um povo santo, e providenciou, através de Cristo, o meio de purificar os pecadores para servirem-no. Os cristãos são o povo santo de Deus (1 Pedro 2:5,9). Aqueles que se dizem ser seguidores e Jesus deverão conduzir-se como um povo santificado e purificado da impureza do mundo.

2) Aqui no capitulo 6 de romanos, Paulo nos revela três verdades importantes acerca de uma vida em busca de santificação e compromisso com Deus:

 

2.1 Precisamos estar conscientes de que fomos crucificados com Cristo (6.6).

Veja o que diz Paulo no verso 6: “…sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos..”.

O que significa ser crucificado com Cristo aqui neste verso?

Em primeiro lugar precisamos entender que o velho homem é o símbolo do governo do pecado sobre as nossas vidas. E Paulo esta nos dizendo aqui, que o governo do pecado acabou. Esse governo acabou porque o domínio do pecado sobre nós foi destruído na cruz. Nosso velho homem morreu, e assim estamos livres do domínio absoluto do pecado.

Podemos ter vitória sobre o pecado, se andarmos em comunhão com o Espírito Santo. É preciso saber que Deus não nos isola do mundo e nem das impurezas e corrupções que nele há, mas nos dá condições espirituais para que possamos ter domínio sobre as influencias do pecado.

2.2 Precisamos também ter consciência de que ressuscitaremos com Cristo (6.5).

Veja o que diz o verso 5: “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,….”.

Paulo esta nos ensinando aqui, que ressuscitaremos como Cristo ressuscitou, e seremos revestidos de glória como Ele foi.

Quando um muçulmano vai a cidade sagrada de Meca, ele pode encontrar o túmulo de seu líder Maomé. Ele viveu e morreu alí. Quando um cristão vai a Jerusalém ele irá encontrar o túmulo de seu líder religioso vazio. Não há restos mortais alí, porque ele ressuscitou. Não há sensação de morte, mas de triunfo. “O TÚMULO VAZIO DE CRISTO NOS ENCHE DE ESPERANÇA”.

2.3 Precisamos entender que estamos mortos para o pecado e vivos para o Senhor (6.6-10)

Romanos 6:10 diz: “Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus”.

Através do poder de Cristo, morremos para o governo do pecado, e podemos viver para servir a Deus.

Paulo nos recomenda no verso 12, 13: “ 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.” (Romanos 6:12-13 RA)

Oferecer-se a Deus é um ato inteligente e consciente, devendo corresponder a uma entrega decisiva. O Senhor deseja que entreguemos nossa vida, pois o nosso corpo é o templo do seu Espírito, e o Senhor quer usá-lo para sua glória.

A bíblia fala de pessoas que usaram seus próprios corpos para realizar os propósitos de Deus. Deus usou a vara na mão de Moises e conquistou o Egito. Deus usou a funda na mão de Davi e derrubou o gigante. Deus abriu os olhos de João para que este recebesse visões do futuro.

Paulo também nos mostra que o nosso corpo é instrumento de Deus. Filipenses 1:20 Paulo diz: “…..será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.”

3) Conclusão

Se servirmos ao pecado, poderemos esperar uma recompensa do pecado. E a palavra de Deus é clara em revelar que o salario do pecado é a morte.

Se servirmos a Deus, também é certo que seremos recompensados. Em colossenses 3:23,24, Paulo nos ensina: “ 23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo…”.

Pr Josias Moura

7 thoughts on “Sermão para santa ceia. Tema: Buscando uma vida de santificação.

  1. A PAZ….. Pastor Josias Moura…..boa esta palavra…..há se todos seguissem a santificação….com certeza a IGREJA seria muito mas poderosa…..haveria muito mais batismo no espirito Santo…almas se redendo aos pés do SENHOR….os nossos hinos teria muito mas unção…mas eu creio que ainda tem na terra muitos homens e mulheres de DEUS ……que prega a verdadeira palavra do SENHOR……que DEUS continue te ABENÇOANDO…..POQUE VOCÊ É UMA BENÇÃO.

    Curtir

  2. PrJosias gostaria muito de ser abençoada com esta mensagem em meu e-mail. as vezes me sinto como Izaias me falta palavra, peço p/ o Senhor botar as palavras em minha boca e peço que ele me capacite ;jamais imaginei ou pedi ao Senhor estar a frente de missoes, ja que o meu Senhor me confiou esta obra tenho que dar o melhor e com a ajuda do Espirito Santo ganhar muitas almas p/ o nosso Senhor

    Curtir

  3. Eu quero ser usado por Deus e que a promessa em João 14 – 21 se cumpra em minha vida ore por me. servo do Deus vivo Jeferson

    Curtir

  4. A graça e app paz amado pastor gostaria de receber esse material por e-mail, pois ministro em minha celula e em um centro de recuperaçao. agradecida.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s