Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Geisel. Tema: Paulo, Evangelho de poder transformador

Paulo: Evangelho, poder transformador

Texto base: Atos 9:1-9

"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego…" Romanos 1: 16.

INTRODUÇÃO

Para concluir esta série de estudos sobre personagens bíblicos, escolhemos a biografia do apóstolo Paulo. Sua história mostra que a conversão do pecador é o maior milagre. Este acontecimento sobrenatural, obra do poder transformador do Evangelho, é o mais fascinante projeto de vida que Deus tem para oferecer ao homem perdido: reconstrói lares, restaura vidas e reintegra o homem à sociedade. Toda essa transformação surpreendente aconteceu com Saulo de Tarso que, depois de convertido, passou a se chamar Paulo. Sua vida mudou-se radicalmente depois que ele foi alcançado pelo Senhor.

I – TRANSFORMAÇÃO TOTAL

Saulo era um homem extremamente religioso. Como fariseu, era irrepreensível na prática da lei, Fp. 3: 4-7. Isso o levou a perseguir a Igreja de Jesus por achar que se tratava de um movimento perigoso ao Judaísmo.

Certo dia, dirigia-se a Damasco, a fim de prender cristãos, At 9: 2. Ele jamais esperava que sua viagem seria interrompida e seu objetivo frustrado. Ao aproximar-se de Damasco, o Senhor Jesus revelou-se a Ele: uma luz do céu brilhou e ele caiu por terra.

Ouviu, então, a voz do próprio Senhor, que lhe perguntava O motivo por que O perseguia. Era o fim do velho Saulo e nascia, com esse encontro, uma nova criatura. Levado a Damasco, foi para casa de Judas, At 9: 11. Nesse tempo, o Senhor já havia falado com Ananias, que fosse encontrar-se com Saulo e lhe revela quem fora Saulo e o que iria fazer através dessa vida. Foi batizado e logo começou a pregar a Palavra. Agora, o perseguidor passa a ser perseguido, At 9: 23.

O que acontece com o homem que é transformado pelo poder do Evangelho?

a) Cai por terra a religiosidade. Paulo era fariseu, Fp 3: 5, um dos ramos do judaísmo que era zeloso pelo cumprimento da Lei. No entanto, Jesus condenou os fariseus por sua formalidade e falsa religiosidade, Mt 23. O que, de fato, o homem precisa conhecer é o poder transformador do Evangelho;

b) Cai por terra o orgulho. Antes de sua conversão, Saulo se orgulhava de suas origens: judeu, fariseu, cumpridor da Lei, Fp 3: 4-6. Mas esses valores, meramente humanos, relativos à sua origem e vínculos religiosos caíram por terra quando foi transformado por Jesus;

c) Cai por terra a violência. O propósito de Saulo era acabar com o Cristianismo, At 9: 1-2. Prendia, castigava, forçava a blasfemar de Jesus e dava voto favorável à morte de cristãos, At 26: 10-11. A violência é uma característica daquele que não tem Deus em sua vida. O Evangelho faz do homem violento uma pessoa amigável e mansa.

II – UM VASO ESCOLHIDO

A conversão de Saulo transformou-o por completo. E o Senhor o escolheu para anunciar o Evangelho entre os gentios, At 9: 15. Depois de batizado e cheio do Espírito Santo, recebeu uma nova tarefa, 9: 15-18. Dali para frente, chamado de Paulo, é visto pregando nas sinagogas e em diversos lugares, ou empreendendo longas viagens para anunciar a Palavra de Deus.

A vida ministerial de Paulo pode ser vista assim:

a) Um obreiro polivalente. Destacou-se em todas as áreas do ministério, Ef 4: 11. Era apóstolo, II Co 12: 12, profeta, At 13: 1, evangelista, At 13: 44, pastor, II Co 11: 28, e mestre, I Tm 2: 7;

b) Um grande orador e escritor. Sua intrepidez na Palavra é vista quando lemos o livro de Atos. Os reis e autoridades se calavam diante dele, At 23. É considerado o maior escritor do NT Escreveu 13 Cartas, elaborando e interpretando a doutrina cristã, expondo e explicando os ensinos de Jesus. Suas Cartas contêm doutrina, orientação e instrução para líderes e toda a Igreja;

c) Um missionário modelo. Paulo teve uma extra­ordinária experiência missionária. Fundou igrejas e teve o cuidado de consolidar os trabalhos, At 14: 22. O livro de Atos registra suas viagens missionárias, tidas como modelo para missões hoje.

III – PODER TRANSFORMADOR, Rm 1: 16

O evangelho é poder, Rm 1: 16, Lc 24: 49 e Atos 1: 8. A palavra grega "dynamis" (poder) deu origem às palavras dinamite, dínamo e dinâmico. Esses termos traduzem um pouco da idéia do termo grego "dynamis", usado para referir-se ao grande poder do Espírito Santo na vida do crente, capacitando-o para fazer a obra de Deus. Vejamos:

a) Dinamite: é um explosivo e seus efeitos são irrepa­ráveis. O evangelho é a dinamite de Deus para destruir as obras do diabo, Jo 3: 8. O crente cheio do poder do Espírito tem autoridade para enfrentar e destruir as obras do diabo;

b) Dínamo: máquina que produz energia elétrica. O poder do evangelho gera na igreja energia espiritual. Jesus disse: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de águas viuas", Jo 7: 38. Poder é o combustível que move a igreja;

c) Dinâmico: tudo que é ativo ou diligente em alto grau; muito empreendedor. O poder do Evangelho dá ao crente dinamismo para realizar a obra de Deus. Por isso ele precisa ser cheio do poder do Espírito, At 6: 3 e Ef 5: 18.

A conversão de Saulo foi uma chamada não só para crer em Cristo, mas também para pregar o Evangelho, pagando o preço, 9: 16, 20: 23, 2 Co 4: 8-18 e Gl 6: 17. Esse é o desafio para nós, hoje.

CONCLUSÃO

A vida de Paulo também nos mostra que até mesmo as pessoas mais resistentes a Deus podem ter o coração mudado por meio de uma experiência de novo nascimento, passando a ser instrumentos nas mãos do Senhor.

Ná próxima semana começaremos a estudar sobre as profecias bíblicas referentes ao futuro e a vinda de Cristo. Não perca.

Pr Josias Moura

3 thoughts on “Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Geisel. Tema: Paulo, Evangelho de poder transformador

  1. Pr. Josias

    A Paz do Senhor Jesus, Cristo o Senhor da Igreja continue abençoando sua vida, família e ministério.

    Shalon Adonai

    Ev.André Araújo
    Ass.de Deus Min. Butantã – SP

    Curtir

  2. Prezado Pr. Josias: a paz do Senhor Jesus!

    Suas mensagens no blog confirmam que precisamos utilizar com mais frequência a internet para transmitir o evangelho. Creio que a igreja de Jesus pode fazer mais e melhor para glória de Deus.
    Que Jesus continue lhe abençoando cada vez mais e assim seu ministério se torne frutífero em todas as áreas.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s