Estudo Bíblico para o culto de doutrina do Betel Brasileiro Geisel

Davi: Batalha Espiritual no Antigo Testamento

"…e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi…", I Samuel 16:13

Texto Base: I Samuel 17:38-51

Sempre que se fala em Davi, o primeiro fato a ser lembrado sobre sua vida é a vitória sobre o gigante Golias, I Sm 17. Ver o pequeno Davi enfrentado o desafio e vencendo a batalha em nome do Senhor do Exércitos e, logo depois, vê-lo assentado no trono real, como rei de Israel, é uma lição de entusiasmo para qualquer cristão.

Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus, At 13:22. Suas conquistas o transformaram num grande rei. Com ele podemos aprender como ser vencedor numa batalha.

Estamos numa guerra que não é carnal, mas espiritual, Ef 6: 12. Trata-se de uma batalha espiritual cons­tante contra o diabo. A lição vai nos ensinar sobre isso.

I – O CRISTÃO E A BATALHA ESPIRITUAL

Entende-se por batalha espiritual a guerra existente entre o reino da luz e o reino das trevas, os principados e a igreja do Senhor. A batalha travada entre Israel e os filisteus é símbolo de nossa batalha. Por 40 dias o exército dos filisteus estava afrontando o exército de Israel, I Sm 17: 16. Davi havia ido levar alimento para seus irmãos, que eram soldados de Saul. Embora jovem, sentiu-se desafiado ao ouvir as afrontas de Golias, vv. 17 e 23. Ainda que seu irmão Eliabe tentasse impedir que se envolvesse com a guerra, ele se dispôs a ir à luta contra o gigante, por causa das afrontas que eram dirigidas a Israel, w. 37 e 51.

O que esse episódio tem a ver com batalha espiritual?

a) Satanás é o grande gigante, v. 4. Os aspectos da batalha enfrentada por Israel são os mesmos que a igreja enfrenta hoje. Satanás é o Golias que desafia a igreja do Senhor. Suas tentativas de ataque são constantes e amedrontadoras, I Pe 5: 8. A atuação do diabo é intensa e destruidora;

b) Não podemos temer o gigante, v. 24. Quem não temeria um homem de 2,90 m de altura? Suas armas eram suficientes para vencer a batalha. Temer o diabo já é o início da derrota que pode levar a perder a batalha. Davi não hesitou; confiou no Senhor e enfrentou o gigante;

c) Começando pelas pequenas experiências, vv. 34-36. Apesar de ainda ser jovem, Davi já havia vencido um leão e um urso, v. 42. Isso lhe assegurava firmeza para enfrentar um desafio maior. As pequenas experiências cre­denciam o cristão para alcançar grandes vitórias.

II – ARMAS UTILIZADAS NA BATALHA ESPIRITUAL

Golias era um guerreiro experiente. Ele usava um capa­cete de bronze e vestia uma couraça que pesava 90 quilos; protegia suas pernas com caneleiras de bronze e seus ombros com um escudo de bronze. Sua lança era forte e pesada, I Sm 17: 5-7.

O inimigo está sempre bem preparado. Mas, apesar de todo o seu armamento, Davi não se intimidou e enfrentou Golias com uma funda e cinco pedras. Vejamos:

a) O nome do Senhor, vv 45-47. Davi possuía profundo zelo pela honra do nome do Deus de Israel. Golias afrontava ao Senhor dos Exércitos e não ao exército de Saul, w. 43, 44. De Deus não se zomba, Gl 6: 7. O nome de Jesus é uma arma poderosa na luta contra Satanás, Fp 2: 9;

b) A fé inabalável, v. 47. Os salmos de Davi revelam o caráter espiritual deste servo de Deus que não apenas escrevia sobre fé, mas que sabia o que era a fé pelas experiências vividas, SI 125: 1. Sem fé é impossível ser vitorioso numa batalha espiritual, Ef 6: 16 e Hb 11:6;

c) A coragem e a resistência, v. 48. Resistir ao inimigo é não dar tempo para que ele aja; é anular a sua ação. Davi correu em direção a Golias, em nome do Senhor dos Exércitos. Esse é o método mais prático para o cristão vencer o diabo, Tg 4: 7. Essa atitude produz no adversário medo e consciência de que ele já é um derrotado;

d) A unção de Deus, 16: 13, produz efeitos físicos, espirituais e emocionais. Davi tinha recebido a unção após ser chamado por Deus para assumir o reinado de Israel. Somente o Espírito Santo nos dá unção e nos capacita para o trabalho do Senhor, At 2: 4.

III – A VITÓRIA É DO POVO DE DEUS

Humanamente falando, ninguém diria que Davi seria o vencedor dessa guerra e nem que ele ganharia os prêmios que Saul prometera para aquele que vencesse Golias, I Sm 17: 25. Em sua sabedoria, Salomão declarou: "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor", Pv 21: 31. Essa verdade foi uma realidade na vida de Davi que, com confiança no Senhor, matou Golias e consumou a vitória do povo de Deus, I Sm 17: 49, 52.

Há dois aspectos importantes dos quais precisamos lembrar-nos sempre:

a) O Senhor guerreia nossa guerra, II Cr 32: 8.

O povo descansou nas palavras do rei Ezequias. O Senhor destruiu todo o exército da Assíria e foi grande o livramento. Ao cristão compete orar, crer e exercitar a Palavra, mas o fazer pertence a Deus, Ef 3: 20;

b) A batalha espiritual já está ganha, Rm 8: 37.

Então, por que lutar? Porque o inimigo continua atacando. A guerra espiritual continua e precisamos lutar. Temos a garantia da vitória, Jo 16: 33. Paulo nos ensina que, com a morte e ressurreição de Jesus, nós adquirimos o direito de sermos vencedores em qualquer circunstância, Ef 1: 3.

A cada dia vivemos uma batalha, não contra o homem, mas contra os poderes do mal. Nossa luta é contra os dominadores deste mundo tenebroso, Ef 6: 12.0 mundo jaz no maligno. Pela Palavra e pela oração temos que combater os vícios, desde o alcoolismo até o uso das drogas, a violência, o misticismo e as falsas religiões, inclusive de adoradores do diabo, todo erro e todo engano.

Na próxima semana prosseguiremos em nossos estudos. Examinaremos o tema: Absalão, Rebeldia; pecado que gera morte. Não perca este estudo. Até mais.

Pr Josias Moura

One thought on “Estudo Bíblico para o culto de doutrina do Betel Brasileiro Geisel

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s