Estudo Bíblico para classe única da Escola Bíblica dominical da Igreja Betel Geisel

O jejum que Deus requer

"e então jejuarão naqueles dias." Marcos 2: 20

Textos Base: Atos 13:1-3 e Mt. 4:1-11

A ênfase à vida devocional é resultado do avivamento. Estudar a Bíblia e procurar vivê-la, dedicar-se à oração e ao jejum são atividades de pessoas que estão muito preocupadas com seu relacionamento com Deus.

No entanto, muitas pessoas vão-se acomodando. Pas­sam a ler menos a Bíblia, a orar e a jejuar. Que nos ensinam as Escrituras sobre jejum? É uma atividade saudável para nossa fé? Veremos isso nesta lição.

I – QUE É O JEJUM

Jejum é a abstinência total de alimentos. Deve ser uma prática religiosa voluntária associada à pureza de vida, Is 58: 3-7. Para o catolicismo, o jejum é penitência através da qual o fiel adquire méritos diante de Deus. À luz do Novo Testamento, não podemos concordar com tal conceito, Hb 10: 18.

O que podemos deduzir mediante o estudo bíblico é que o jejum libera forças espirituais, canalizadas pela oração, At 13: 2 e Mt 17: 21, para o serviço de Deus. Eis porque sempre devemos associar o jejum à oração, e ambos ao coração quebrantado e contrito, que é sacrifício agradável a Deus, SI 51: 17. O apóstolo Paulo, logo após sua conversão em Damasco, fez um jejum completo durante três dias, At 9: 9: não tomou água e nada comeu.

A necessidade do jejum

Muitos levam sua vida religiosa apenas por meio da freqüência aos cultos e momentos de louvor. São os que lêem no trecho de Mc. 2:18-22 apenas a ex­pressão "os teus discí­pulos não jejuam", con­cluindo apressadamen­te que tal exercício espi­ritual não é pratica "dos filhos das bodas".

Esquecem-se, por isso, das palavras do próprio Cristo "Dias virão, con­tudo, em que lhes será tirado o noivo; e nesse tempo jejuarão. "v. 20. A prática do jejum forta­lece a vida espiritual, aproxima o crente de Deus, conduz ã santificação e ao desejo de servir ao Reino.

II – O JEJUM NA BÍBLIA

a) No Antigo Testamento. O jejum era um preceito da Lei em Israel. A nação inteira era convocada a jejuar no dia da expiação, Lv 16: 29. Excepcionalmente, era feito nas ocasiões de calamidade nacional, Jz 20: 26; Jl 2: 12; Jn 3: 5, ou de luto geral, 1 Sm 31: 13. Após o cativeiro, foram introduzidos outros dias de jejum, Zc 8: 19.

Veja algumas das circunstâncias em que o povo jejuou:

Diante da iminência da guerra, pedindo socorro ao Senhor, 2 Cr 20: 3;

Confessando pecados, humilhando-se perante o Se­nhor e pedindo vida abençoada para as famílias, Ed 8: 21;

Em atitude de contrição, Ne 9:1; Et 4: 3; SI 35:13

O profeta Isaías criticou o jejum praticado como simples ritual religioso. Rituais não servem para nada. Comunhão com Deus exige atitudes que mostrem a nova vida que temos pelo novo nascimento, Is 58: 5, 6.

b) No Novo Testamento. Ao tempo de Jesus, os fariseus chegaram a jejuar duas vezes por semana, Lc 18: 12. Mas eram hipócritas e foram, por isso, criticados. Jesus ensinou que quem jejua não deve mostrar-se contristado ou abatido, com o propósito de que os outros percebam seu jejum, Mt 6: 16, 18.

Um aspecto importante do ensino de Jesus sobre o jejum está em Mt 17: 21 e Mc 9: 29. O Senhor menciona o jejum e a oração como fontes de autoridade sobre poderes espiri­tuais malignos. O próprio Jesus fez um jejum de 40 dias, Mt 4. Pelo jejum, oração e poder da Palavra ele venceu o diabo. A Igreja primitiva jejuava antes de tomar decisões importan­tes, At 13: 2-3; 14: 23, 2 Co 6: 5 e 11: 27.

QUANDO DEVEMOS JEJUAR?

a – antes de tomarmos passos decisivos, Et 4: 16

b – Na busca da vonta­de do Senhor,

c – Antes e depois da escolha dos obreiros para a Igreja, At 13: 3 e 14: 23.

III – DEVEMOS JEJUAR

Sabemos que o jejum deve ser praticado não para alcançarmos bênção de Deus pelo autoflagelo, mas para revelação do genuíno arrependimento. A experiência cristã nos tem demonstrado, sobejamente, que, após a prática da oração com o jejum, acontecem fenômenos sempre ligados a manifestações extraordinárias do poder de Deus: maior poder na evangelização, com maior número de casos de recebimento de "dons espirituais" e de pessoas libertadas de espíritos imundos; maior alegria no Espírito com um louvor mais edificante e vidas mais dinâmicas, diligentes e frutíferas.

O grande problema das igrejas não é o "fanatismo" de alguns que "vivem só orando e jejuando", mas é o mal de uma grande maioria que quase não ora. Aqueles que expe­rimentam o jejum com oração podem testemunhar, com humildade, sobre a grande bênção desta prática nos lares e nas igrejas. Lancemos fora expedientes humanos e nos firmemos nesta prática bíblica. Atos 13: 1-3 e 14: 23 são uma ilustração de como podemos ter mais missionários realmente chamados e mais líderes realmente ungidos.

IV – O JEJUM QUE A BÍBLIA RECOMENDA

As circunstâncias e a comunhão com Deus irão dizer o tempo e o modo para o seu jejum. Deve ser de intensidade idêntica aos problemas que enfrenta na realização da obra do Senhor. Num jejum prolongado, é aconselhável retirar-se para um lugar à parte. Jesus foi para o deserto quando jejuou quarenta dias.

Um jejum pode ser total ou parcial. Depois de um jejum prolongado, aconselha-se uma dieta de alimentos leves. Normalmente o jejum sem água não deve exceder a três dias. Não nos esqueçamos de que Deus não requer o absurdo e o prejudicial dos seus servos. "O que não é de fé é pecado", Rm 14: 23.

O jejum recomendado pelo profeta Isaías (58: 9) deve ser o seguinte:

não alimentar a injustiça – "se tirares do meio de ti o jugo";

não alimentar o ódio – "se tirares o dedo que ameaça";

não alimentar as ofensas – "se tirares o falar injurioso",

ser justo e íntegro. Os benefícios desse jejum virão àquele que teme ao Senhor, Is 58: 8 -14.

Pr Josias Moura

One thought on “Estudo Bíblico para classe única da Escola Bíblica dominical da Igreja Betel Geisel

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s