Estudo Bíblico para grupo de Louvor

músicas crista[ Padrões Bíblicos para a Música Cristã

Princípios para a música que glorifica a Deus. Texto: Colossenses 3:1-17

"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração."  Cl 3: 16

Dentre os dons que Deus concedeu à igreja, talvez ne­nhum tenha mais beleza e poder do que a música. Contu­do, há muita confusão, insatisfação e polêmica nessa área; até igrejas divididas por causa da música. Por isso, há necessidade de equilíbrio bíblico. Temos preferências e gostos diferentes, mas devemos tomar cuidado para não deixarmos a opinião pessoal falar mais alto do que as Escrituras. A música deve ser vista como instrumento de Deus para a edificação da igreja.

O verso 16 do terceiro capítulo de Colossenses come­ça assim: "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cris­to ". Depois, descreve como a Pala­vra deve habitar ricamente em nós: "louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com grati­dão, em vosso coração". Não é apenas nos momentos devocionais, nas pregações e nos sermões domi­nicais, mas também é pela música cristã que somos instruídos e aconselhados pela Palavra de Deus!

I – A MUSICA CRISTA DEVE SER IMPACTANTE: "Habite ricamente"

Deve ser poderosa, a ponto de dominar nossa vida. O cristão deve ser "dominado" pela Palavra de Cristo. "Ri­camente" significa totalmente, completamente, perfeita­mente. Como? A música é uma das maneiras! Precisamos estimular o uso sábio da música cristã impactante para transmitir a Palavra de Cristo. "Habitar" significa ficar em casa, fazer uma moradia totalmente à vontade, abundante a ponto de transbordar ("ricamente"). Não há espaço para mediocridade, rimas fracas, melodias cansativas ou chavões evangélicos ultrapassados. Nossa música tem de ser forte, rica, capaz de encher o coração das pessoas. Para fazer a Palavra habitar ricamente em nós, a música deve ser memorável e memorizável.

Memorização das letras

As músicas que canta­mos são facilmente me­morizadas e cantadas? Em algumas igrejas, tan­tas músicas novas são introduzidas a cada se­mana que as pessoas não conseguem apren­der a letra, por outro lado há grupos que se conformam em cantar sempre os mesmos cânticos, demonstrando falta de interesse e despreparo. Estamos cer­cados de boa música, letra sagrada, bíblica, apropriada?

II – A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER CRÍSTOCÊNTRICA: "a Palavra de Cristo"

Cristocêntrico é algo que tem Cristo como centro. A palavra de Jesus deve dominar nossa vida, e isso também acontece por meio da música, Cl 1: 15-19. A música crís­tocêntrica facilita uma vida crístocêntrica!

Música cristocêntrica

Nossas músicas focali­zam a pessoa e a obra de Cristo? É cristocêntri­ca ou egocêntrica? Exal­ta Cristo ou o homem? É vitoriosa devido à obra de Cristo na cruz e em nossa vida ou se baseia no esforço próprio e na determinação?

Ill – A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER DOUTRINÁRIA: "instruí-vos"

Pelo ministério de ensino e confrontação que a música pode oferecer-nos, podemos fazer a Palavra habitar em nós. A música deve ser usada como forma de instrução da Palavra. Há maneira melhor de memorizar a Palavra de Deus do que pela música? Esse poder continua até hoje: a música ungida é profunda e tem letra doutrinária. Ex. Hinos que reproduzem na integra o texto Bíblico.

IV – A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER EXORTATIVA: "aconselhai-vos"

A palavra "aconselhar" transmite a ideia tanto de aconselhamento quanto de confrontação. A música preci­sa confrontar-nos e consolar-nos com a verdade. As tradu­ções que temos perdem essa perspectiva, pois separam a frase "com salmos, e hinos, e cânticos espirituais" do seu contexto, que é "aconselhai-vos mutuamente". O autor do texto bíblico quer que exortemos uns aos outros com louvores! Efésios 5.19 deixa claro que é justamente pela música que temos um ministério comunitário de exortação: "Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais".

V. A MÚSICA CRISTÃ DEVE SER VARIADA: "com salmos, e hinos, e cânticos espirituais"

A palavra "salmos" parece referir-se aos salmos da tra­dição judaica do Velho Testamento. Os "hinos" seriam os cantos de louvor tradicionais a Deus, e os "cânticos" pode­riam até incluir músicas e melodias contemporâneas, mas que são escritas em instrumentos de glória a Deus pela boa letra "espiritual" ou "inspirada pelo Espírito". A ênfase dessas palavras está na riqueza das formas musicais pelas quais podemos gravar a Palavra no coração.

Bom senso

Há equilíbrio na forma musical adotada por nossa igreja, em nosso louvor? Conseguimos mesclar várias formas musicais ou ficamos presos a um único esti­lo: só hinos, só cânti­cos, só salmos? Somos tolerantes com as prefe­rências dos outros? Dis­criminamos certos tipos de música com base em nosso gosto pessoal ou na Palavra de Deus?

VI. A MÚSICA CRISTÃ DEVER SER TEOCÊNTRICA: "louvando a Deus"

Devemos cantar para Deus. Ele é a "plateia" do nosso louvor; nosso alvo. Não usamos a música apenas para ensinar e exortar uns aos outros, mas também para expressar a nossa gratidão a Deus por tudo o que ele é e por tudo o que tem feito.

Coração transbordante

Você canta com o cora­ção cheio da graça de Deus? Você consegue perceber seu pecado e, ao mesmo tempo, con­fiar da infinita graça de Deus? Seu coração transborda de louvor?

VII. A MÚSICA CRISTÃ DEVE SURGIR DE CORAÇÕES INUNDADOS PELA GRAÇA DE DEUS: "com gratidão, em vosso coração"

A mensagem da cruz de Cristo e a mensagem da graça de Deus são inseparáveis. Essa é a nossa música! A men­sagem do amor imerecido, incondicional, derramado so­bre nós, pecadores, é sem igual nas religiões do mundo. Por isso, somos um povo que canta.

Devemos reconhecer que é a graça de Deus que nos torna gratos e nos faz cantar. Apenas pessoas que com­preenderam sua condição pecadora diante de Deus e sen­tiram na pele o que significa receber o perdão total são ca­pazes de cantar assim ao Senhor. A gratidão brota do inte­rior do coração e transborda para toda a vida.

Continuemos a servir e exaltar nosso Deus, com todo nosso ser.

Missª Amanda Marla

(Esta lição é um resumo adaptado do estudo realizado pelo Pr. Davi Merkh e intitulado  "O Poder da Música" encontrado em www.palavraefamilia.com.br.)

3 thoughts on “Estudo Bíblico para grupo de Louvor

  1. que Deus continue te dando sabedoria, de explica de uma forma que possamos entender,é como eu sentia o louvor, mas não conseguia explicar para meu grupo de louvor, obriga,Deus te abençoe .um abraço!

    Curtir

  2. Meu Deus você nem imagina o quanto este estudo é maravilhoso… consegui ver o louvor do jeito que eu imaginava mas não sabia explicar em palavras.
    Que Deus possa continuar dando sabedoria a você Missª Amanda Marla para que possa estar trazendo estudos como esse.Continue sendo usada por Deus.
    Beijos e obrigada.

    Curtir

  3. Parabéns pela Palavra de Instrução aos músicos, esse estudo está de suma importância para os dias atuais, precisamos resgatar nossas raízes. Que Deus abençoe a todos que trabalham neste site.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s