Sermão: Vamos Vencer a Corrida!

corrida Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura em culto de ações graças na Assembléia de Deus.

“ 8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; 10 para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; 11 para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:8-14 RA)

1. Introdução

A maioria das pessoas lê grandes biografias para satisfazer a curiosidade a respeito de grandes nomes, a procura de descobrir como estas pessoas conseguiram chegar ao destaque em suas vidas.

Em Filipenses 3, Paulo apresenta a sua biografia espiritual, seu passado, presente e futuro. Paulo conta a sua história fazendo uso de uma linguagem atlética, comparando a sua caminhada com Cristo a uma corrida grega, onde o seu objetivo é chegar à linha de chegada.

Os estudiosos não chegam a um consenso em dizer se Paulo esta falando acerca de uma corrida a pé ou uma corrida de carros. Na verdade não faz muita diferença, mas eu prefiro a imagem da corrida de carros. O carro grego usado em uma corrida de jogos olímpicos e em outros eventos, era na verdade, uma pequena plataforma com uma roda de cada lado. O condutor não tinha muitos lugares onde se segurar durante o percurso na pista. Precisava inclinar-se para frente e retesar todos os nervos e músculos, a fim de manter o equilíbrio e controlar os cavalos. O verbo “avançar”, em Filipenses 3:13, significa, literalmente, “Se esticar como quem está em uma corrida”.

De fato,estamos em uma corrida. Cada cristão está em uma pista de corrida, cada um tem uma raia específica, dentro da qual deve correr. Hebreus 12:1 chama esta pista de “….carreira que nos está proposta”.

Quem alcançar o objetivo que Deus planejou será recompensado. Quem falhar, perderá e recompensa.

2. Desenvolvimento

ST. Todos nós desejamos ser cristãos vitoriosos e cumprir os propósitos para os quais fomos salvos. Quais são os elementos essenciais para vencer a corrida e, um dia, receber a recompensa?

2.1 Desejo incessante de avançar (Fil. 3:12,13ª)

É importante atentarmos para o que o apostolo diz em Filipenses 3:12:

“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.”

Esta é uma declaração de alguém que nunca se deu por satisfeito com suas realizações espirituais. Paulo sempre esteve satisfeito com Cristo, mas não estava com sua vida cristã. Ele sentia necessidade de conquistar, de progredir, de avançar e de crescer mais. Uma “insatisfação santa” é o primeiro elemento essencial para avançar na corrida cristã.

O cristão maduro esta sempre fazendo uma autoavaliação honesta e se esforça para melhorar, para crescer em seu relacionamento e avançar na caminhada cristã. Uma insatisfação divina é essencial para o progresso espiritual.

Falando a Igreja de Sardes Jesus diz: “tens nome de que vives e estás morto”. Apoc. 3:1. A Igreja de Sardes gozava de uma grande reputação. Mas, ela não correspondia a realidade. Em algum momento aqueles cristãos se acomodaram, após conquistarem nome, fama e reconhecimento, e por causa disso morreram espiritualmente.

Ao ver uma igreja cheia muitas pessoas podem se acomodar e ficarem satisfeitas. Muitos talvez, relaxem no trabalho da evangelização. Mas não! Que esta santa insatisfação nos impeça de se acomodar!

Que sejamos sempre consumidos pelo desejo de avançar no reino de Deus. Que nunca nos acomodemos.

2.2 Dedicação (Fl. 3:13b)

No verso 13 há uma expressão importante. Paulo diz: “…uma coisa faço…”.

Em outras partes da Bíblia encontramos palavras semelhantes a esta. Para um jovem rico que se considerava justo Jesus diz: “só uma coisa te falta…” (Mc 10:21). Quando Marta estava agitada e preocupada com as inúmeras atividades domésticas de casa Jesus lhe diz: “Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, 42 mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.” (Lucas 10:41-42)

No salmo 27:4 o salmista diz: “uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei”.

Muitos cristãos estão envolvidos demais com “várias coisas”, quando na verdade, o segredo do progresso é concentrar-se em “uma coisa”.

Foi isso que Moody descobriu, e a sua vida mudou. Antes do incêndio trágico de Chicago em 1871, Moody estava envolvido com a divulgação da Escola bíblica dominical, com a associação cristã de Jovens, com encontros evangelísticos e com várias outras atividades, mas depois do incêndio, tomou o propósito de se dedicar exclusivamente ao evangelismo. A declaração “uma coisa faço” tornou-se uma realidade para ele, e como resultado, milhões de pessoas ouviram o evangelho.

O cristão precisa dedicar-se a “carreira cristã”. Eu nunca ouvi falar de um atleta que seja ao mesmo um grande campeão na natação, no futebol e nas lutas marciais ao mesmo tempo. O sucesso de um atleta depende sua determinação em se especializar.

Os vencedores concentram-se e mantêm-se com seus olhos fixos nos objetivos. Dedicam-se inteiramente ao seu chamado. Foi assim com Neemias, que chega a Jerusalém com o objetivo de restaurá-la. Diante das tentativas de seus inimigos de distraí-lo do alvo de reconstruir a cidade Neemias diz: “Estou fazendo obra, de modo que não poderei descer”. (Ne. 6:3)

2.3 Direção (Fl. 3:13c)

Quando falamos de direção estamos nos referindo a direcionar o nosso olhar para Cristo. Há algo que Paulo adotava em sua vida como princípio. Veja o verso 13 de Filipenses 3: “…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,….”.

Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o seu significado sobre nossas vidas. Haviam coisas do passado de Paulo, que se tornaram obstáculos para que ele seguisse a Cristo, como sua prática religiosa farisaica, seus preconceitos com relação aos estrangeiros. O passado de Paulo não mudou, e sim a maneira como ele encarava estas coisas. Esta é a grande obra de Deus: mudar a maneira como encaramos as nossas lembranças do passado. Muitas vezes somos perseguidos por nosso passado, pelas lembranças dolorosas que estão nos registros de nossa memória. Pela graça de Cristo podemos ser libertos das más lembranças do passado.

Deixe lhe dar um exemplo disso. José tinha sido traído pelos seus próprios irmãos e tinha todos os motivos do mundo para nutrir mágoa e amargura por eles. Anos mais tarde, os irmãos de José o encontram no palácio. José revela sua identidade a eles, mas demonstra não ter guardado mágoa. Deus havia feito José ver aquela traição de outra forma. Deus transformara aquele cenário de traição, em situação de crescimento para José. José havia rompido com o passado, e agora era hora de olhar para o futuro.

As coisas que ficam para trás devem ser deixadas de lado e as oportunidades colocadas por Deus diante de nós devem tomar lugar. Se o nosso olhar esta dirigido para Cristo avançamos sempre.

2.4 Determinação

Há uma afirmação de Paulo no verso 14 que demonstra a sua determinação, quando ele diz em 3:14: “…prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

O termo “prosseguir para o alvo” era uma expressão muito comum para os gregos, que descreve um caçador perseguindo incansavelmente sua presa. O atleta bem sucedido entra no jogo determinado a vencer. Há muitas pessoas que são determinadas para ir a uma academia em busca de manter a forma do corpo, ou quando o objetivo é alcançar sucesso profissional. Sejamos determinados na realização da obra do Senhor. Lembremos que o nossos capitão nos capacitará a vencer.

Nossa determinação no reino de Deus tem recompensa: “…o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. O atleta espiritual é recompensado pelo seu desempenho, o cristão fiel também será coroado quando Jesus voltar.

A coroa que um atleta grego recebia murchava, mas a coroa que recebemos de Cristo é incorruptível.

2.5 Disciplina

Há uma importante afirmação do apóstolo aqui em Filipenses 3:16: “Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.”

O atleta espiritual precisa obedecer as regras da conquista. Em I coríntios 9:24-27 Paulo diz: “todo atleta em tudo se domina”. Em II Timóteo 2:5: “igualmente o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”.

A Disciplina na realização da obra de Deus é essencialmente importante para o nosso crescimento.

Para chegar a reta final precisamos de disciplina. Alguns começaram com disciplina, mas a perderam na caminhada e assim, deixaram de chegar a reta final e receberem a recompensa. Foi assim com Sansão, foi assim com Ananias e Safira, foi assim com Ló. Perderam a recompensa final.

Aqui vale o lembrete: “Cuida do que tens para que ninguém tome a tua coroa”. O atleta tem cuidado para não perder o tesouro!

3. Conclusão

Acho maravilhoso o testemunho de Paulo. Ao final de uma longa corrida em servir a Cristo, Paulo diz em 2 Timóteo 4:7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

Um dia nos encontramos com o apostolo Paulo. Certamente muitos de nós gostaríamos naquele dia de poder repetir estas mesmas palavras: “Cheguei até aqui, sendo fiel ao Senhor. Fui capaz de completar a carreira e guardar a minha fé em Cristo”.

Um grande abraço.

Pr Josias Moura de Menezes

2 thoughts on “Sermão: Vamos Vencer a Corrida!

  1. PAZ IR. BENÇÃO DO CÉU, SÃO O QUE O ESPIRITO DE DEUS TE ACRESCENTOU NESTA MENSAGEM,ME UTILIZEI DE ALGUNS RECURSOS PARA FALAR DO EVANGELHO…QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO. FICA NA PAZ.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s