Sermão para culto fúnebre. Tema: Celebramos a vida, não a morte

Palavra ministrada pelo Pr. Josias Moura em Culto Fúnebre realizado na Igreja Betel

1. Introdução

Quero inicialmente frisar que num culto como este, não celebramos a morte, ou os mortos, mas celebramos a vida. Celebramos a vida, pois cremos que a morte física de um justo, é uma passagem, é um momento de transição. Quando um justo morre sua alma separa-se de seu corpo físico e passa a desfrutar da presença de Deus. É por este motivo, que não celebramos a morte em um momento como este. Celebramos a vida, porque temos a esperança, de que em Cristo viveremos eternamente, de que desfrutaremos da vida eterna.

Um momento como este, nos faz refletir sobre a fragilidade da vida.  Precisamos compreender que somos frágeis, é precisamos a cada dia sempre depender de Deus.  É Deus quem controla todas as coisas. E ele quem determina o tempo de nascer, e de partir. E aprouve a Deus levar Jair.

É o Senhor quem nos sustenta com a vida, e Ele quem nos da o livramento, é o Senhor que da a nossa provisão.

Nossa vida é tão frágil, que não sabemos se estaremos vivos amanhã. Mas, a única e maior certeza que tenho, é que apesar de ser frágil, minha vida está nas mãos de um Deus forte e poderoso.

Entenda meu querido ouvinte, que você e eu precisamos colocar nossas vidas, planos, e sonhos nas mãos de Deus.

O Salmos 37:5: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

2.     Quero também destacar, que é necessário entregarmos as nossas vidas nas mãos de Deus.

Para fazermos essa entrega precisamos em primeiro lugar, fazer uma confissão.

O apostolo Paulo nos ensina a fazer esta confissão. Ele diz em Romanos 10:9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

É importante acrescentar, que quando confessamos com a nossa boca que Jesus é nosso Senhor e salvador, e desejamos realmente viver uma vida de mais comunhão com Ele, temos uma promessa que certamente não falhará: A promessa é: “somos salvos”. Portanto, temos a garantia que a morte física não nos afastará de Deus. Viveremos eternamente no reino de Deus.

3.     Em último lugar, uma palavra de consolação para a família.

Vocês não estão sozinhos, Deus continuará cuidando de vocês. Ele vai sustenta-los neste momento de despedida. Ele vai ajudá-los a superar toda dor. O mesmo que permitiu que o ente querido de vocês partisse, é aquele que vai fortalece-los e sustentá-los. Lembrem-se das palavras do Senhor: “Estarei convosco até a consumação dos séculos”.

Que em nome de Jesus, vocês possam ajudar uns aos outros fortalecendo a união, e buscando nesse momento uma experiência maior de comunhão com Deus.

16 thoughts on “Sermão para culto fúnebre. Tema: Celebramos a vida, não a morte

  1. gente estamos falando de culto fúnebre e não culto de ensino, o amado originador do sermão não tem tempo pra esclarecer fatos pois se trata de consolar a família e não o ponto de vista de cada um ,abraço

    Curtir

  2. Glorifico à Deus e parabenizo o autor por este trabalho! Humildemente também deixo como sugestão, considerando observações feitas por parte de alguns leitores. No primeiro parágrafo, substituir “desfrutar da presença de Deus” por “descansar na presença de Deus”, ou ainda “descansar guardado por Deus, aguardando Aquele Dia”… enfim, Deus abençoe à todos!

    Curtir

  3. Estou impressionado com a logica da mensagem e espero que Deus continue falando fortemente consigo, de modo que o mundo receba Jesus, a partir dos seus sermoes

    Curtir

  4. Lamentavelmente essa mensagem, por mais que pareca logica, esta em desacordo com o ensino biblico sobre o estado dos mortos. Caso o originador da mesma deseje, poderemos trocar informacoes biblicas sobre o tema e esclarecer tudo. Um abraco.

    Curtir

  5. Continue passando esta mensagem que tem muita gente para se converter, conhecer o amor de DEUS. DEUS que dê muitas sabedoria paz.

    Curtir

  6. nobre amigo li seu sermao e fiquei com muitas duvidas, nas suas afirmaçoes, quando vc fala da passagem da vida para a morte sem levar em consideraçao: a volta dO SENHOR para ressussitar os mortos e ate mesmo quando o SENHOR morreu e apareceu para maria madalena e ele mesmo afirmou, que ainda nao tinha subido para o PAI? aguardo respostas.Att Rogerio.

    Curtir

    • Rogério, desculpe por entrar na pergunta, mas veja bem, Jesus ainda apareceria para seus discipulos, por esse motivo não tinha subido para o Pai. Abraços.

      Curtir

      • gente estamos falando de culto fúnebre e não culto de ensino, o amado originador do sermão não tem tempo pra esclarecer fatos pois se trata de consolar a família e não o ponto de vista de cada um ,abraço

        Curtir

      • gente estamos falando de culto fúnebre e não culto de ensino, o amado originador do sermão não tem tempo pra esclarecer fatos pois se trata de consolar a família e não o ponto de vista de cada um ,abraço

        Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s