SERMÃO: Somos diferentes, mas somos filhos de uma mesma família

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura no culto de Celebração da Igreja Betel Geisel 

I coríntios 12:4-11, 12,18-31

1.    Introdução

Paulo comparou o corpo de Cristo ao corpo humano.

Ao observar o corpo humano notamos que cada parte tem uma função específica, necessária para o organismo como um todo. Os órgãos tem diferentes funções, mas em suas diferenças devem trabalhar juntos.

Biológos dizem que há mais de  8.800 combinações de genes recebidas na concepção de cada indivíduo, o que torna impossível que haja uma pessoa igual a outra e por isso as personalidades são todas diferentes. Constatamos diferenças em irmãos de sangue, e até mesmo em gêmeos que forem criados de forma diferente.

Porém, nossas diferenças não devem nos separar. Mas, ao contrário a variedade nos mostra o caminho do equilíbrio.

A ação do Espírito Santo opera também através da variedade. Veja o que diz Paulo em Romanos 12:4: “Há variedade de dons, mas o Espírito é o mesmo.”

Certa vez eu escutava um irmão dizer: Pastor, eu não trabalho com pessoas que pensam diferente. A respeito dessa posição, tenho a dizer que o verdadeiro líder espiritual é chamado para liderar as diferenças, e na sabedoria de Deus, canalizar os diferentes dons e manifestações do Espírito para a glorificação e expansão do reino de Deus.

Devemos dar graças a Deus pelas diferenças. Seria entediante se todos no reino de Deus tivessem os mesmos dons.

2.    É por isso que o apostolo Paulo insiste em afirmar que devemos aceitar as diferenças como plano de Deus para a sua Igreja.

Em romanos 12, Paulo usa a palavra “diversidade” Muitas vezes.

No verso 4, diz: há diversidade de dons.

No verso 5, diz: há diversidade de ministérios.

Verso 6: há diversidade de operações.

Paulo insiste em afirmar que existem diferenças entre talentos, ministérios, habilidades pessoais e dons concedidos pelo Espírito ao seu povo. Deus opera e se manifesta de forma diferente em cada um de nós.

3.    A existência de uma grande diversidade de operações do Espírito nos ensina algumas coisas importantes.

  • Lembre-se que os seus dons, suas habilidades, seu carisma, e tudo que você é, foi dado por Deus. Portanto, glorifique a Deus, com sua vida, e seus dons. A ruína de um crente acontece quando ele  passa a autoglorificar-se. Lembremos que Lucifer perdeu os seus dons, privilégios e posição no reino celestial. Qualquer um de nós pode ser acometido pela síndrome de Lucifer.
  • Lembre-se que não devemos alimentar o sentimento de ciúme daquelas pessoas que são levantadas por Deus com dons iguais ou diferentes dos nossos. O ciúme de cargos dentro da igreja, ou de irmãos que Deus esta usando para fazer algo diferente, revela que o sentimento de está dentro de nós não é o servir a Deus. Não somos donos de cargos, e posições na igreja, somos chamados apenas para servir. Jesus diz em Mateus 10:24: “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.”
  • Em ultimo lugar, evitemos criticar a outros que foram levantados por Deus, mas exerçamos uma atitude de respeito. Paulo diz: em romanos 13: “…as autoridades que há foram ordenadas por Deus”. Convem lembrar que o principio de honra as autoridades gera bênçãos, a desonra atrai juízo.

4.    Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

“Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.”

A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.

MORAL. Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios.

5.    Finalmente, quero lembrar aos irmãos que no corpo de Cristo estão aqueles que se sentem fracos.

A este respeito Paulo diz em I cor. 12:22: “antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários”.

Quem são os mais fracos? São aqueles que em algum momento, ficaram desanimados. São aqueles que caíram e pecaram, e se sentem envergonhados. São aqueles que estão com a fé abalada.

Em toda igreja, encontramos pessoas enfraquecidas na fé. Como tratá-las? Com amor de Deus, com misericórdia. Levando sempre uma palavra de animo, e consolação para estes. Paulo diz, que não devemos despreza-los, pois os fracos na fé geram a oportunidade que precisamos para exercer o amor de Deus.

3 thoughts on “SERMÃO: Somos diferentes, mas somos filhos de uma mesma família

  1. Hi there, I chanced upon your blog while chnecikg on Japanese food in town. I like your blog and simple straight forward comments and thoughts you share. Travel and food! Great combi! And the interesting things along the way. Avis F Y

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s