COMO IMPLANTAR E ORGANIZAR UM CONSELHO DE MISSÕES NA IGREJA LOCAL

O Conselho de Missões da igreja existe com o propósito de equipar os crentes na igreja local para a realização das atividades missionárias. Na prática, sua tarefa consiste em:

  • Mobilizar – por meio do relacionamento o maior número possível de parceiros para apoiar em sua tarefa;
  • Instruir – os santos com estudos, reflexões, congressos, conferências que visam mantê-los sempre atualizados quanto a realidade do campo missionário e incentiva-los a de alguma forma minimiza-las;
  • Promover – os meios necessários para a realização das atividades missionárias da igreja e fora dela na qual a mesma está responsabilizada.
  • Interagir – no processo de despertamento, sondagem, seleção, envio e sustento dos candidatos ao ministério e, para isto, empenhar-se na busca constante por recursos a fim de levar adiante os propósitos de Deus.

Formação

É importante ressaltar que o número de pessoas que irão compor o conselho missionário é flexivo e determinado pela realidade de cada igreja. Abaixo apresento apenas um modelo como sugestão.

Líder espiritual

Pode ser o Pastor ou qualquer outra pessoa por ele nomeada que possa exercer o acompanhamento da equipe ao nível de espiritualidade.

Coordenador Geral

Será a pessoa responsável pelo conselho. Sua função é a de um facilitador. Trabalhará diretamente com este ministério e deve ser alguém que revele maturidade e capacidade no âmbito missionário.

Tesoureiro

Responsável pelas finanças do conselho

Secretário

Responsável por toda parte burocrática e administrativa do conselho. Agendamento, convites, ofícios, contatos etc.,

Mobilizador missionário

Responsável pelos projetos, eventos, viagens, e pela conquista de parceiros ao conselho de missões.

Pode ainda ter:

Coordenador de evangelismo

Responsável por toda atividade evangelística da igreja e fora dela

Coordenador de Ação social

Apoio ao conselho de missões

Coordenador de teatro

Apoio ao conselho de missões

A importância do preparo:

O pastor juntamente com seu conselho local é responsável pela escolha das pessoas que irão compor o conselho de missões da igreja e a ele, competirá promover o preparo adequado para que cada pessoa exerça com excelência sua função.

Sugestões de preparo:

  • Leitura de livros, revistas, artigos missionários;
  • Participar de congressos e conferências missionárias;
  • Filmes e fitas com pregações e estudos acerca de missões;
  • Inclusão num curso de curta duração e/ou no seminário;

A importância do local

O conselho de missões precisa ter um local apropriado onde funcionará sua atividade na igreja. Nesta sala deverá conter:

  • Computador ou máquina de datilografar
  • Mapas e bandeiras que caracterizem as cidades e/ou nações
  • Mural bem organizado e atualizado semanalmente contendo informações missionárias e todos os assuntos que envolvam a igreja nas atividades missionárias;
  • Telefone e, se possível um Kit de aconselhamento [ uma espécie de extensão ao trabalho realizado pelo Tele – vida ]
  • Armário para guardar todo patrimônio que será adquirido com campanhas e doações.

Envolvendo a igreja em missões

É importante ressaltar que cada pastor será livre na forma de utilização do conselho missionário em sua igreja. Não existe um modelo para ser aplicado em todos os lugares. Quanto mais abertura o conselho tem e aproveita, maior será os resultados na vida da igreja. Alguns aspectos porém, são de suma relevância:

  • É preciso que se defina junto ao conselho o espaço de atuação que eles terão no mês,
  • Há necessidade de planejamento que poderá ser: mensal, trimestral ou semestral;
  • A equipe precisará reunir-se no mínimo uma vez para planejar e outra para entrosamento, comunhão, busca e aprimoramento dos alvos.
  • A relação do pastor com o coordenador da equipe deverá ser bem próxima e toda supervisão precisará ser por ele acompanhado;
  • A equipe precisará do apoio pastoral e da liberdade para trabalhar portanto, deve-se evitar a insegurança ou a pressão sobre o grupo;
  • Os membros da equipe devem ser permanentes porém modificados sempre que houver necessidade;
  • Ao pastor competirá definir junto com a equipe como será empregado o recurso alcançado pelos carnês, ofertas, mantenedores,etc.
  • O planejamento deve levar em conta a realidade da igreja seu contexto e suas possibilidades. Deve ainda ter alvos para o momento e para longo prazo.

Planejando um culto de missões:

Quanto ao local – se possível disponibilizar bandeiras e/ou cartazes que chame a atenção para um determinado povo ou etnia.

Quanto a abertura – leitura bíblica responsiva de uma passagem que focalize a grande comissão.

Quanto ao momento de louvor – o momento congregacional bem breve. Deve ter no máximo duas oportunidades que pode ser para um solo e outra para qualquer ministério da igreja. O hino deve conter um conteúdo reflexivo a missões.

Quanto ao momento missionário – pode-se utilizar para ler algum relato de missionário que está no campo e com quem a igreja vem interagindo ou um artigo recente bem contextualizado. Deve ser breve e após leitura conduzir um momento de intercessão pela situação abordada. Isto se dará com um instrumental em teclado ou fundo musical eletrônico bem baixo.

Quanto a mensagem – deve ser trazida focalizando primeiramente as conquistas já alcançadas e os benefícios com elas. Deve prosseguir desafiando a alcançar o que ainda não foi feito e estimular o ânimo focalizando a nobreza desta tarefa perante Deus. Deve-se evitar piadas, comparações inadequadas, cobranças elevadas, desabafos,etc. O púlpito deve ser usado para exposição fiel da Palavra de Deus. O E.S se encarregará de cumprir seu papel convencendo, despertando, chamando, admoestando para a tarefa missionária. De preferência ter sempre pregando alguém com certa experiência na área e bem instruída na área de missões e que já tem feito sua parte.

O encerramento – pode ser utilizado esse momento para sortear alguns brindes incentivando os cooperadores dos carnês e ofertas avulsas. Distribuir alguma lembrancinha e o boletim missionário com relatórios, informações e alvos para oração. Após a bênção apostólica pode ser colocado um instrumental ou a equipe de louvor findará com um hino missionário.

Pode-se utilizar uma cantina para angariar verbas para missões e ter um representante cadastrando os novos associados aos carnês.

Formas de angariar recursos para missões na igreja local:

Carnês missionários;

Cantinas para missões;

Brechó missionário, bazar;

Alugueis de livros, DVDS, bandeiras e outros artigos para trabalho missionário;

Confecção de cofrinhos personalizados – infantil, senhoras, senhores, jovens e adolescente; louvor;

Confeccionando chaveiro, lápis, canetas, cadernos personalizados e disponibilizar à venda em ocasiões estratégicas como período pré-escolar, festas anuais específicas. O calendário por exemplo pode ser confeccionado com povos chaves e sob encomenda para as igrejas,etc.

Abrindo uma página na internet e manter bem alimentada com fotos, sugestões relatório de viagens missionárias feitas com as fotos e pedidos de oração,etc. Esta página deve conter nº de conta bancária e boleto bancário para a pessoa imprimir e começar a contribuir.

Cartão fidelidade um modelo padronizado de cartão com imagem missionária na frente e no fundo 12 espaços em branco para ser colocado o valor da oferta avulsa mensal ou bimestral,etc.

One thought on “COMO IMPLANTAR E ORGANIZAR UM CONSELHO DE MISSÕES NA IGREJA LOCAL

  1. Amados,

    Louvo ao Sr. Jesus pela vossa vida.

    Gostaria de saber se vc. tem modelo de carnê missionário e cartão fidelidade. Se tiver, pode por gentilize envie via email. Ficarei grada.

    Obrigada,

    Shalom

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s